• Entrar
logo

É hora de mobilizar!

O governo e os patrões estão intensificando a política de sucateamento de todas as estatais, visando a privatização que significa demissão de milhares de trabalhadores. No caso específico dos Correios, devido à falta de efetivo, não há como atender a demanda de serviço. O último concurso público foi realizado em 2011 e o déficit de funcionários na Empresa é imenso. Essa situação acarreta grandes filas nos setores de distribuição de cartas e encomendas, fazendo com que a população fique indignada com a péssima qualidade do serviço prestado.

Essa política de sucateamento induz a população, que não possui conhecimento sobre o boicote interno da Empresa, a reclamar sistematicamente dos atrasos das correspondências e encomendas. As cartas não chegam porque não há funcionários suficientes para dar conta da demanda e a Empresa não contrata porque quer sucatear os Correios, criando um fato que justifique a privatização. Trata-se de uma manobra para enganar a população, fazendo com que ela fique favorável à privatização. Entretanto, a população também será vitima dessa política de rapina que visa entregar a maior estatal brasileira em número de trabalhadores, esse patrimônio do povo brasileiro, para os monopólios internacionais (gente graúda como DHL, FEDEX, UPS etc.).

Deliberadamente, querem que os Correios não funcionem bem. Ao longo dos anos foram impostos os Planos de Demissão Incentivada (PDI) sem reposição das vagas que estão saindo. Querem fechar as Agências próprias para favorecer as ACF's. (Agências Franquiadas). Hoje, as Agência Franquiadas vendem os produtos dos Correios e ficam até 23 dias com o dinheiro arrecadado destas vendas e depois devolvem aos cofres da ECT apenas 80% do valor principal, sem contar toda a operação neste período. É um verdadeiro “negócio da China”.

Com o fechamento das Agências próprias, a ECT está apenas transferindo o lucro (dinheiro público) para o capital privado. O grande usuário (os clientes de maior poder aquisitivo) já está operacionalizando todos os seus serviços nas ACF's devido a política de desmonte das Agências próprias. Mesmo com todo este boicote, os Correios ainda dão muito lucro.  Isso é tão verdade que se não fosse assim ninguém iria querer comprá-lo. Só se privatiza o que é altamente lucrativo.

Essa política do governo golpista e da direção da Empresa está na contramão da realidade. Ao passo que fecham Agências próprias, cedem mais espaço para a abertura de Agências Franquiadas. Essa política retira da população o direito de ter atendimento Postal em sua residência. Na prática, acaba com o direito constitucional de integração nacional, além do cerceamento de diversos programas sociais que se baseiam diretamente nos Correios. A ECT é patrimônio social do povo brasileiro e não deve ser privatizada.

Diante dessa situação, os trabalhadores devem se organizar contra o fechamento das Agências próprias e contra as demissões anunciadas de mais de cinco mil trabalhadores.

Sua hora de lutar chegou! Não espere ser demitido para depois lutar.

Matéria original publicada no site do SINTECT-MG


Topo