• Entrar
logo

Balanço do III Congresso da LPS

Nos dias 19,20 e 21 de abril, aconteceu o 3º congresso da Luta pelo Socialismo – LPS. O congresso contou com a presença de militantes e simpatizantes de vários locais do País, como Paraíba, Pará, Rondônia, São Paulo, Brasília, entre outros, e teve como função definir e conceituar o momento político pelo qual o Brasil e o mundo estão passando, além de definir a política de atuação do coletivo para o próximo ano.

O primeiro dia do congresso foi marcado pela análise de conjuntura nacional. A mesa de abertura do congresso contou com várias entidades como a Esquerda Popular Socialista (EPS), a Liga dos Camponeses Pobres (LCP), Associação Comunitária dos Amigos do Bairro Concórdia (ASCOMAC), a Guarda de Congo de São Bartolomeu do Reino de Nossa Senhora do Rosário, além da Deputada Estadual eleita, Beatriz Cerqueira (PT-MG). Após a saudação da mesa, houve a aprovação do regimento interno do congresso. Foram discutidas as teses Teórica, Sindical, Internacional, Economia e Nacional. As teses buscavam caracterizar a conjuntura atual em cada setor, além de definir os eixos de atuação da LPS em cada segmento, seu posicionamento e suas bandeiras.

Durante o segundo dia, foram discutidas as teses de educação e juventude, movimentos sociais e do campo, mulheres, negros e cultura. Além destas discussões, também foi apresentada a saudação do Partido Obrero da Argentina ao congresso, e a aprovação de um núcleo de trabalho para a criação de uma Conferência Latino Americana entre entidades coirmãs.

No terceiro e ultimo dia, tivemos a apresentação de moções como “pela liberdade de Lula e de todos os presos políticos”, dentre outras, a votação dos membros do Comitê Central da LPS, órgão máximo da entidade, coordenadores, e dos representantes das secretarias, que deverão atuar politicamente nos campos designados.

 


Topo