• Entrar
logo

Assembleia Geral de estudantes da UFMG

No dia 09 de maio, às 17h, se realizará, no saguão da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais, uma assembleia geral dos estudantes. Convocado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelo Conselho de Entidades de Base da universidade, a assembleia tem por objetivo dar uma de uma resposta organizativa à série de ataques realizados pelo governo Bolsonaro à educação pública, gratuita e de qualidade.

Dentre os absurdos recentes, se destacam os ataques promovidos pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub, aos cursos de Ciências Humanas. Com anuência do presidente, o ministro, que é ligado ao setor financeiro, declarou que o Estado não deve financiar estudos nessa área e prometeu que as universidades públicas irão encerrar o oferecimento destes cursos. Além disso, sob a falsa acusação de “balbúrdia”, anunciou o corte de 30% do orçamento da Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal da Bahia e Universidade de Brasília. Dada as reações negativas, o ministro decidiu que o corte valeria à todas universidades federais, muitas das quais já colocam em dúvida o funcionamento no segundo semestre.

A Assembleia Geral dos Estudantes terá como pontos de pauta a necessidade da defesa contra estes ataques do Governo Federal; contra a Reforma da Previdência; chamado à paralisação da educação no dia 15 de maio e chamado à greve geral do dia 14 de junho. É urgente a organização estudantil e da classe trabalhadora em defesa da educação pública de qualidade e contra todos os ataques do governo Bolsonaro.

Pela unidade na luta entre os estudantes e a classe trabalhadora! Greve Geral por tempo indeterminado e com ocupações para barrar os ataques!!


Topo