• Entrar
logo

Tsunami da educação: 15 de maio em Recife

No último dia 15 de maio, os pernambucanos foram às ruas em defesa educação pública, gratuita e de qualidade e contra a Reforma da Previdência. No interior, destacam-se as manifestações em Caruaru, Garanhuns, Pesqueira, Serra Talhada, Petrolina e Barreiros. Na capital, Recife, houve o maior ato, com cerca de 70 mil pessoas foram às ruas. A concentração foi marcada em frente ao colégio estadual de referência, Ginásio Pernambucano, com a previsão de saída às 16:00h. Às 17:00h o ato saiu tomando a ruas do centro do Recife em direção ao pátio da Igreja do Carmo. No seu percurso se destaca a passagem pelo parque 13 de Maio, em frente à Faculdade de Direito da UFPE, que foi totalmente tomado pela multidão aos gritos de Fora Bolsonaro e Lula Livre.

O ato que foi organizado em conjunto das centrais sindicais, como a CUT e outras centrais de esquerda; movimentos estudantis, como UBES, UEP, UEPE, UESPE, UMES e UNE. Contou com a presença 5 trios elétricos, de onde foram entoados palavras de ordem e discursos dos representantes das organizações presentes. Também se destaca a presença dos sindicatos ADUFERPE, ADUPE, CMP, FASUBRA, Fórum de Educação Popular Recife, Fórum Estadual Popular de Educação, Fórum LGBT, SIMPERE Recife, Oposição cutista Simpere, SINTEPE, SINPE. Também é muito relevante destacar a presença do MST, presente em grande número, e também da FUP (Federação Única dos Petroleiros), que fez uma intervenção denunciando a entrega do petróleo nacional aos Estados Unidos.

A reação do povo para defender a Educação e lutar contra a Reforma da Previdência, é uma resposta bem clara de que a população não está disposta à aceitar o retrocesso imposto por Bolsonaro. É necessário mantermos a mobilização para que a manifestações sejam ainda maiores na Greve Geral de 14 de junho.

14 de junho: Greve Geral


Topo