• Entrar
logo

14 de junho: Todos à Greve Geral

O momento vivido pela classe trabalhadora brasileira é de tensão. Os ataques aos direitos historicamente conquistados, a exemplo do que aconteceu com a Reforma Trabalhista, estão sendo ampliados. Além disso, o atual governo tenta de todas as formas aprovar a Reforma da Previdência e criar as condições para realizar as privatizações das estatais brasileiras e entregar nossas riquezas naturais ao capital estrangeiro.

No último dia 06 de junho, o governo contou com uma grande ajuda do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou (por seis votos a cinco) a venda de estatais subsidiárias sem o aval do Congresso e sem licitação.

O resultado desta política já está sendo o aumento da exploração, miséria e desemprego e, complementando este quadro dramático, aprofunda-se o cerceamento dos direitos mais básicos como saúde e educação.

Como toda ação gera uma reação, o aumento desta exploração não está passando despercebida a milhares de trabalhadores. Nos dias 15 e 30 de maio, a juventude estudantil, trabalhadores da educação e de diversos setores foram às ruas contra os cortes no investimento em educação e contra a Reforma da Previdência.

O próximo dia 14 de junho, dia em que está marcada a Greve Geral no Brasil, promete uma manifestação ainda maior. Além dos estudantes e professores, setores que protagonizaram os atos até o momento, a Greve Geral está sendo convocada pelas centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais e populares e diversas categorias já deliberaram por parar as atividades.

É imperativo que o descontentamento com as diversas mudanças na legislação, com vistas a reduzir direitos, seja expresso por centenas de milhares de trabalhadores, estudantes, professores e movimentos sociais nas ruas.

Foi nas ruas que conquistamos nossos direitos históricos, como a jornada de trabalho de oito horas, férias, aposentadoria, 13º salário, salário mínimo, educação e saúde pública etc., direitos que servem como limitadores da opressão imposta contra os trabalhadores e que agora, diante do aumento da crise capitalista, estão sendo retirados de nós.

14 de junho: Greve Geral!

Contra a Reforma da Previdência!

Contra a retirada de direitos dos trabalhadores brasileiros!


Topo