• Entrar
logo

7 de abril – Dia Mundial da Saúde – dia de luta contra a desvalorização profissional da enfermagem

A luta pela criação do piso salarial da enfermagem, que existe há 20 anos no Congresso Nacional e no Senado, é cada vez mais imperativa pois nos últimos 5 anos o desemprego retirou centenas de trabalhadores de seus planos de saúde, fazendo crescer intensamente a demanda espontânea no Sistema Único de Saúde – SUS, onde se concentra a maior parte do atendimento à população. Também aumentou a gravidade de várias epidemias como a dengue, febre amarela e agora a pandemia da Covid-19, aprofundando a sobrecarga de trabalho e os riscos sobre a enfermagem.

A pandemia confirmou a escassez de profissionais de saúde em hospitais públicos e privados, impactados negativamente pelos baixos salários e a carga horária excessiva. Um estudo parcial do Dieese sobre os salários de técnicos de enfermagem, feito por meio da Relação Anual de Informações Sociais RAIS, do Ministério da Economia, em 2019, constatou que entre 26 capitais Belo Horizonte ocupa o 14º lugar, ficando atrás de grandes capitais como Porto Alegre, Rio Janeiro e São Paulo e de pequenas como Palmas, Cuiabá e Terezinha.

Contra essa situação de exploração e desvalorização, no dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, haverá manifestações dos profissionais de saúde em todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Belo Horizonte, que têm sido usadas como Centros de Terapia Intensiva (CTI) sem ter condições estruturais para isso. 

Em defesa da vida!

Pela valorização da Enfermagem!

Vacinas para todos!

Pelo abono Covid19
 


Topo