• Entrar
logo

Privatização dos Correios será votada nesta semana

Depois de muitas ameaças por parte do Governo Federal, a privatização dos Correios, por meio da Projeto de Lei (PL) 591/2021, entrou na pauta para sessão extraordinária do dia 06/07, a partir das 15 horas, na Câmara dos deputados. A pauta foi colocada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que na última semana teve mais de R$ 2 bilhões em liberação de emendas parlamentares para sua base – o típico “toma lá, dá cá”.

O PL 591/2021, colocado pelo próprio presidente da República, tem por objetivo entregar um patrimônio público, construído com suor, trabalho e muito dinheiro do povo brasileiro para a iniciativa privada. A privatização dos Correios, além de causar demissão em massa de trabalhadores e trabalhadoras, também vai acabar com as entregas de correspondências em pequenas cidades; com os programas sociais, a exemplo da distribuição de livros didáticos; com os programas de atendimento aos pequenos e médios empresários que usam os Correios como único meio de enviar e receber seus produtos, acabando com diversas redes de economias locais no País etc. A privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos afetará, principalmente, a soberania nacional do País.

Na última semana, o procurador geral da república, Augusto Aras, se posicionou contra a privatização dos Correios e pela inconstitucionalidade da deliberação de colocar os Correios em um programa de desestatização. Mesmo sabendo disto, o Governo Federal vai “passando o trator”, isso no momento em que o Brasil passa por uma das maiores crises de desemprego, são mais de 14 milhões de desempregados, e com as consequências da política genocida do governo Bolsonaro, que deixou a população brasileira totalmente desassistida diante da pandemia do novo Coronavírus, inclusive sem vacinação – já passamos de mais de meio milhão de mortes. Estas deveriam ser as únicas pautas realmente urgentes no País.

Aos trabalhadores não há outra saída senão lutar contra a política de genocídio e de fome que está sendo imposta por este governo, que se desfaz em meio escândalos de propinas e corrupção. Somente a luta dos trabalhadores, nas ruas, vai ser capaz de colocar abaixo os ataques à classe trabalhadora.

Por uma Greve geral por tempo indeterminado!

Não às privatizações!

Fora Bolsonaro e todo o seu governo!

Fonte: https://sintectmg.org.br/1498/privatizacao-dos-correios-sera-votada-nesta-semana


Topo