• Entrar
logo

MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES MENTE EM REDE NACIONAL PARA BUSCAR APOIO SOBRE PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS

O Ministro das Comunicações, Fabio Faria, fez um pronunciamento em rede nacional, nesta segunda-feira, 2, para pedir “apoio “à   venda de um dos maiores patrimônios do povo brasileiro, os Correios. O pronunciamento foi repleto de mentiras para tentar induzir o povo brasileiro a acreditar que o melhor caminho seria entregar uma Empresa pública, altamente lucrativa, para a iniciativa privada.

Precisamos desmascarar as mentiras do Ministro das Comunicações:

Mentira número 1 – “Privatizar irá garantir a universalização do serviço postal.”

Resposta: O Serviço postal brasileiro já é universalizado e presente em todos os municípios do País. Se privatizarem os Correios, a iniciativa privada, que só visa o lucro, não vai fazer entregas em municípios longínquos, que não geram lucros.

Mentira número 2 – “O governo fez um Estudo detalhado para privatizar os Correios.”

Resposta: O governo não entregou sequer a primeira fase de estudos sobre a privatização dos Correios e, inclusive, a Procuradoria Geral da República, PGR, disse que o projeto de privatização apresentado é inconstitucional.

Mentira número 3 – “A privatização vai garantir a tarifa social.”

Resposta: É justamente o contrário, pois a iniciativa privada só visa o lucro e jamais vai garantir a tarifa social para o povo. O mais provável é que aumentem o valor das tarifas para lucrarem ainda mais, como acontece em todas as privatizações. Com a privatização quem paga a conta é o povo!

Mentira número 4 – “O Correio não tem faturamento suficiente para disputar com outras empresas do mercado.”

Resposta: Os Correios tem faturamento suficiente e estrutura para disputar até mesmo no mercado internacional e sempre atuou no mercado sem nenhum problema. Só no ano de 2020, a empresa teve lucro de 1,5 bilhão de reais e para 2021 é estimado um lucro de 3 bilhões de reais. O prejuízo virá certamente com a privatização, como aconteceu na Argentina em que a privatização dos Correios, que durou 6 anos, gerou um rombo de 300 milhões de dólares aos cofres públicos.

Mentira número 5 – “A privatização vai abrir a competitividade.”

Resposta: A competitividade já existe no País e o mercado de encomendas é aberto para qualquer empresa de entregas de encomendas. O que incomoda os grandes empresários é o fato de o Correios ter o preço mais barato e ajudar na regulamentação do mercado logístico. Se for privatizado não haverá mais essa regulação e os preços desses serviços terão aumentos expressivos. O povo e os próprios empresários que usam os Correios para enviar e receber seus produtos pagarão tarifas altíssimas. Privatizar só prejudica o povo!

Mentira número 6 – “A Estatal precisa ser privatizada Para garantir seu futuro”.”

Resposta: Uma mentira óbvia, pois os Correios existem há 358 anos como uma Estatal sustentável, que gera empregos e renda para o Brasil. Segundo estudos técnicos, os Correios tem seu faturamento garantido e se mantém como uma empresa de ponta. A mentira é tão descarada que chega a ser absurda! Que empresário compraria uma empresa que estaria para fechar as portas? A política de privatização passa por desmontar as empresas públicas altamente lucrativas para depois entregar nas mãos da iniciativa privada. É esse desmonte proposital que causa os problemas que a empresa enfrenta hoje, e prejudica um patrimônio construído com trabalho e muito dinheiro do contribuinte brasileiro.

As mentiras proferidas pelo Ministro das Comunicações em rede nacional visam tentar convencer o povo a aceitar a entrega de nosso País nas mãos de grupos privados como se isso fosse bom para todos. Será bom apenas para os empresários que comprarão a empresa a preço de banana e depois privarão a população, inclusive, de receber suas correspondências e encomendas em casa. Não nos deixemos enganar pelas mentiras do governo. Não vamos permitir que acabem com um patrimônio de mais de 358 anos do povo brasileiro! Daremos a resposta a estes ataques nas ruas.

#fabiofariamente

#naoavendadoscorreios

#naoaprivatizacaodoscorreios

#correiosessencial

#naoaopl591

#mgsintect

 

Fonte: https://www.sintectmg.org.br/1531/ministro-das-comunicacoes-mente-em-rede-nacional-para-buscar-apoio-sobre-privatizacao-dos-correios


Topo