• Entrar
logo

Piso Salarial da Enfermagem: lentidão e demagogia

Com grande apoio popular no Portal e-Cidadania, do Senado, o Projeto de Lei (PL 2.564/2020), que prevê um piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da rede pública e privada, pode ser inserido como prioridade na pauta de votações do Plenário da Casa. No entanto, trata-se de uma armadilha, pois o PL que irá ao Plenário contém uma emenda da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que sugere valores rebaixados em relação ao Projeto original. Há o risco também de que a proposta aprovada desconsidere a reivindicação da jornada de 30 horas semanais.

O Brasil tem cerca de 2,4 milhões de profissionais de enfermagem, com salário em torno de R$ 1,4 mil por 40 horas de trabalho por semana. O lobby das empresas privadas de planos de Saúde conta com o apoio dos presidentes dos Conselhos Regionais de Enfermagem que, junto aos senadores, fazem demagogia com a proposta rebaixada, fingindo reconhecerem o valor desses profissionais que estão na linha de frente de combate à Covid-19.

Os trabalhadores sabem que sem luta não conquistam o que lhes é de direito. Os profissionais da enfermagem devem organizar a luta para exigir um piso e uma jornada que lhes garantam condições mínimas de trabalho e de vida. 

Foto: @luizrochabh

 


Topo