• Entrar
logo

8 de março - em defesa das trabalhadoras da Saúde

A data foi escolhida pelos profissionais da Enfermagem, uma categoria majoritariamente feminina, para uma mobilização nacional em defesa da aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 2564-20, que institui o piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.

Na última quinta-feira (23), o relatório do deputado Alexandre Padilha (PT-SP) que analisa o PL da Enfermagem, foi aprovado pelo Grupo de Trabalho criado na Câmara dos Deputados para analisar a proposta. Já aprovada no Senado, a proposta ainda precisa ser aprovada por quatro comissões e pelo Plenário da Câmara dos Deputados. 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem um dos maiores índices de mortes de profissionais de saúde no Brasil por covid-19 do mundo. Foram mais de 13,6 mil até outubro de 2021.

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Casa e porta voz dos empresários da Saúde, é contra a proposta que, segundo ele, causará prejuízos econômicos ao país. Na verdade, a valorização dos profissionais da enfermagem salva vidas e prejudica apenas os lucros bilionários dos empresários que transformam saúde em mercadoria.

O Forum Nacional da Enfermagem organizará um grande ato em Brasília, no dia 8, e atos regionais deverão ocorrer em todo o país. Em Belo Horizonte, o Sindibel, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, planeja uma atividade em dois tempos, com paralisações nos postos de trabalho para debater com os trabalhadores a pauta de reivindicações das mulheres e dos profissionais da enfermagem. 

8 DE MARÇO – dia de luta das mulheres trabalhadoras. Dia de defender, em todo o país, os direitos dos profissionais da enfermagem.

Foto: @luizrochabh
 


Topo