• Entrar
logo

Correios: SD causa doença aos trabalhadores

Segundo a direção dos Correios, o Sistema de Distritamento (SD) visa auxiliar na gestão operacional de uma unidade distribuidora. Este auxílio estaria relacionado ao dimensionamento, à equiparação da carga de trabalho dos distritos e ao cálculo de efetivo para as atividades inerentes à prestação dos serviços postais. Ele deveria ser aplicado sempre que houvesse necessidade de equilibrar a carga de trabalho dentro de cada unidade e entre as áreas de entrega, de maneira a otimizar e melhorar a qualidade na prestação dos serviços à comunidade. 

Entretanto, o SD, que vem sendo aplicado desde 1990, tem gerado justamente o inverso do que foi proposto, pois a quantidade de distritos vem sendo reduzida e há uma sobrecarga de trabalho que agrava o adoecimento dos trabalhadores. O SD causa o aumento da área de distribuição e, mesmo com uma ação judicial que tramita na justiça determinando que a percorrida do carteiro se limite a 8 km, existem áreas com mais de 30 Km, quase uma maratona diária, impossível de ser realizada.

A precarização do trabalho nos Correios é parte das táticas para diminuir os custos trabalhistas e facilitar a privatização da Empresa.
 


Topo