• Entrar
logo

Franceses lutam contra a reforma trabalhista

O transporte público da França pode parar a partir de amanhã, quinta-feira (01/06) , tanto ônibus como metrô, afetando inclusive o Campeonato de Futebol Europeu que terá início no dia 10 de junho.

Apesar de um certo refluxo nas manifestações contra a reforma trabalhista na França, no transporte público as paralisações continuam aumentando e a tendência é parar tudo, afetando inclusive o transporte internacional.

Na França existem 35 mil km de linhas trens e metrô para transporte de passageiros e mais de 3 mil estações e embarque e desembarque. Uma greve no setor gera um caos nas cidades. Ontem (30) em Paris os engarrafamentos já eram gigantescos com os franceses se deslocando de carro.

A rota de trens que liga a França e a Espanha está programada para parar nos dias 2 e 3 de junho.

As linhas áreas também podem ficar completamente paradas a partir do dia 3 de junho caso as negociações com os controladores do tráfego aéreo não avançarem.

Os sindicalistas europeus dão destaque para a retirada da proposta que sobrepõe a negociação por empresa sobre a negociação por categoria ou setor. Algo bem parecido com o que o governo do Brasil quer fazer na reforma trabalhista, a negociação se daria diretamente com os trabalhadores na empresa, sem necessidade inclusive do aval dos sindicatos. O que enfraqueceria o poder de negociação dos trabalhadores.


A chantagem do governo Hollande e inclusive dos Estados Unidos é do perigo de um ataque terrorista com o caos que está sendo criado. Uma clara tentativa de colocar a opinião pública contra a luta dos trabalhadores.


Topo