• Entrar
logo

Nota de Repúdio

As entidades abaixo assinado vêm a público manifestar seu repúdio à chacina de Pau D`arco, ocorrida no dia 24 de maio de 2017, na Fazenda Santa Lúcia, no estado do Pará.

Nove camponeses e uma camponesa foram assassinados e catorze baleados por policiais civis e dois delegados da DECA (Delegacia Especializada de Conflitos Agrários do Pará),  por policiais militares, entre eles um tenente-coronel e pistoleiros da empresa de “segurança” Elmo, contratada pelos latifundiários. Foi execução dos camponeses, de forma premeditada e cruel, com torturas e tiros na nuca, nas costas e no coração. Depois os policiais descaracterizaram a cena do crime retirando os corpos do local amontoando-os nas carrocerias de duas camionetes. As famílias não puderam nem fazer o velório, pois os corpos dos dez camponeses foram devolvidos pelo Estado encerrados em sacos plásticos em estágio avançado de putrefação.

Repudiamos o assassinato do agente de saúde guarani kaiowá, Clodiodi Aquileu Rodrigues de Souza, 23 anos, e de outros nove indígenas feridos com armas de fogo durante ataque de fazendeiros e pistoleiros à Fazenda Yvu, retomada pelos Guarani Kaiowá, onde fica o tekoha Tey’i Kue, ocorrido em 14 de maio de 2016. Este foi o primeiro massacre no campo sob a batuta direta de Temer e quadrilha; a polícia militar do Mato Grosso do Sul deu cobertura para pistoleiros e latifundiários atacarem os indígenas.

Repudiamos os acontecimentos de Viana, no Maranhão, onde indígenas da etnia Gamela foram atacados, feridos e chegaram a ter as mãos quase completamente decepadas. A polícia militar também estava presente e deu cobertura para o ataque.

Repudiamos o ocorrido em Colniza, no Mato Grosso, onde foram assassinados 9 camponeses, no dia 19 de abril/2017.  O chefe dos pistoleiros culpados pelos assassinatos foi o 3º sargento da PMRO, Moisés Ferreira de Souza, que já havia assassinado dois jovens camponeses em Cujubim, em 2016, Ruan Hildebran Aguiar, de 18 anos, e Alysson Henrique Lopes, 23. Um deles teve o seu corpo ocultado e o outro foi carbonizado dentro de um automóvel incinerado por esse criminoso com a cumplicidade de outros policiais e pistoleiros.

Repudiamos o assassinato de Valdenir Juventino Izidoro, conhecido como Lobó, no dia 04 de junho de 2017, por pistoleiros, com um tiro a queima roupa, no acampamento próximo da fazenda Trianon, em Rondominas, distrito do município de Ouro Preto D’Oeste. Valdenir participou da reunião com INCRA, Terra Legal, Ouvidoria Agrária Nacional e outros órgãos do velho Estado, em Porto Velho, nos dias 10, 11 e 12 de maio de 2017. Nesta reunião, o Incra se comprometeu a fazer uma vistoria na fazenda Trianon, na semana em que Lobó foi assassinado.

Repudiamos o assassinato do seringueiro de Rondônia JOSÉ PANTOJA BEZERRA, de 59 anos, no dia 07 de Junho de 2017, dentro da reserva extrativista estadual onde morava, no Rio Cautário, de Costa Marques. Ele foi atingido por dois tiros disparados pelo servidor chefe da Resex do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade),  Etienne Oliveira Silva.

Repudiamos todos os ataques dos latifundiários e dos órgãos do Estado brasileiro àqueles que lutam pela terra e que necessitam dela para sobreviver e produzir alimentos.

EXIGIMOS A PUNIÇÃO DOS ASSASSINOS E DOS MANDANTES! EXIGIMOS ASSISTÊNCIA E REPARAÇÃO AOS FAMILIARES DAS VÍTIMAS! EXIGIMOS TERRAS PARA OS CAMPONESES E CONDIÇÕES DÍGNAS DE VIDA E DE PRODUÇÃO! EXIGIMOS O FIM DOS APARATOS REPRESSORES DOS TRABALHADORES RURAIS E DOS OPERÁRIOS NAS CIDADES! DISSOLUÇÃO IMEDIATA DA POLÍCIA MILITAR, DOS APARATOS REPRESSIVOS E FIM DESSE GENOCIDA ESTADO BURGUÊS-LATIFUNDIÁRIO, SERVIÇAL DO IMPERIALISMO!


Assinam:
Luta Pelo Socialismo (LPS); Liga dos Camponeses Pobres (LCP); Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania - BH/MG (IHG); Liga Operária (LO);  FENADADOS; FEITTINF; SINDPD/PA; SINDPD/SP; SINDPD/PE; Sindpd/DF; SINDPD/GO; SINDPD/GO; SINDPD/RJ; SINDADOS/BA; SINDADOS/MG; SINTECT/MG

[ENVIE A ASSINATURA DA SUA ENTIDADE PARA lps@lpsmundo.org  Ela será traduzida para o inglês e o francês]


Topo