• Entrar
logo

SINTECT-MG lança nota sobre o processo de terceirização dos Correios

Confira abaixo a nota do SINTECT-MG sobre a terceirização de parte do Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas em Belo Horizonte, parte da política nefasta de precarização dos serviços e privatização da estatal:

TERCEIRIZAÇÃO: ESCRAVIDÃO TOTAL

Com o advento da Reforma Trabalhista e a aprovação da terceirização das atividades fim foi intensificado o processo de privatização das estatais brasileiras.  Nos Correios o sucateamento  é visível e não há concurso público desde 2011. Tanto os concursados, como os terceirizados estão sentindo literalmente na pele os efeitos dessa operação criminosa de lesa Pátria que estão fazendo com todas as Estatais do nosso País.

Basta ver o que está acontecendo no maior CTCE (Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas) em Belo Horizonte/MG. Com a extinção o cargo de OTT (Operador de Triagem e Transbordo), o Correio contratou a Potenza, empresa de trabalhadores terceirizados, para substituir os concursados pagando menos benefícios e um salário muito menor para seus contratados.  O regime de exploração é imenso.  Segundo relatos dos próprios trabalhadores terceirizados, eles estão sendo obrigados a realizar jornada de trabalho ininterrupta de até 3 (três) semanas sem folga, não recebem vales transporte relativo ao RSR (Repouso Semanal Remunerado), e o pior, já houve casos que esse empregado sequer recebeu pelo dia trabalhado.

Essa situação tem adoecido o trabalhador sobremaneira, e quando este apresenta o atestado médico corre o risco de perder o dia, e ainda tomar balão como já aconteceu, pois a Potenza, só reconhece o atestado se for do SUS. (Sistema Único de Saúde). Como se não bastasse, quando trata de condições de trabalho a situação é ainda mais precária. Várias denúncias de  falta de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e de uniformes em mal estado. Estes profissionais estão sofrendo uma exploração imensa e vemos isso quando constatamos que onde no passado eram usados dois funcionários dos Correios para uma determinada operação, hoje é realizada por apenas um único terceirizado.

A única coisa que funciona na realidade nesse ambiente de trabalho é a repressão, a opressão e as cobranças abusivas.

O SINTECT-MG entende que os Correios são corresponsáveis com essa situação, pois é contratante. Desta forma o Sindicato vai enviar para a Direção da ECT uma carta relatando todas essas irregularidades sob pena de denúncia no MP (Ministério Publico) se as medidas cabíveis não forem tomadas para garantir o bom ambiente de trabalho destes companheiros. Por outro lado o Sindicato coloca o telefone (31) 3224-0752 a disposição dos trabalhadores terceirizados para quaisquer esclarecimentos sobre seus direitos.

POR UM CORREIO PÚBLICO, ESTATAL E DE QUALIDADE QUE ATENDA A POPULAÇÃO BRASILEIRA;

NÃO ÀS PRIVATIZAÇÕES!

CONCURSO PÚBLICO COM CONTRATAÇÃO IMEDIATA!

PELA UNIFICADAÇÃO DE TODAS AS CATEGORIAS NA LUTA!

Fonte: SINTECT-MG


Topo