• Entrar
logo

Você sabe por que os trabalhadores da Petrobrás estão em Greve? Eles estão defendendo o direito de todo o povo brasileiro

Os trabalhadores petroleiros entraram em greve no dia 1º de fevereiro, em todo o Brasil, para lutarem contra as demissões de 1.000 pessoas, no estado do Paraná, consequência do anúncio de fechamento de uma fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN-PR). As demissões e fechamentos de fábricas fazem parte da política de privatização da Petrobrás que está sendo promovida pelo Governo Federal. O que está em jogo é a entrega de um importante patrimônio do povo brasileiro às empresas privadas. Para a população o resultado será imediato: os preços do gás de cozinha, do combustível e de todos os derivados do petróleo irão aumentar, piorando a condição de vida do povo brasileiro, principalmente os mais pobres.

Por que privatizar a Petrobrás faz mal ao Brasil?

Aumenta o valor do gás de cozinha

Você notou que nos últimos anos o preço do gás de cozinha aumentou muito mais que o normal? É porque a Petrobrás está sendo privatizada aos poucos. Quando ela for totalmente vendida, o valor do gás de cozinha poderá aumentar em até duas ou três vezes do que é vendido hoje.
 
Aumenta o valor do combustível

Você notou que o preço da gasolina já chegou ao valor de quase R$ 5,00 o litro? Isto também é consequência de uma política, por parte do governo atual, de não usar a capacidade de refino de combustível que temos aqui no nosso País. Desta forma, o governo compra petróleo refinado de outros países (mais caro) ao invés de refinar petróleo e produzir combustível aqui. É como você ter uma horta em casa, que produz couve e alface suficiente para sua família comer, mas deixar de lado o que nasce no seu quintal para comprar por um preço absurdo a couve e a alface no sacolão.

Vender as empresas brasileiras gera prejuízos para a população

A venda apenas da Refinaria Gabriel Passos (REGAP), que fica na cidade de Betim/MG, geraria um prejuízo imenso para toda a população mineira e, em especial, para a população da cidade de Betim, pois só de impostos a Petrobrás paga à cidade de Betim e ao estado de Minas Gerais algo em torno de R$ 400 milhões por ano. Caso a Petrobrás seja privatizada, o povo mineiro perde este dinheiro, que poderia ser investido em educação, esporte ou revertido em outros benefícios para o povo.

A privatização gera demissões de pais e mães de famílias

Só em Minas Gerais, a Petrobrás emprega 800 trabalhadores próprios e mais de 1.200 terceirizados que precisam dos salários para sustentar suas famílias. Caso o Governo Federal privatize a Petrobrás estes pais e mães de famílias perderão seu sustento, sendo que muitos deles são o alicerce das famílias.

A privatização gera riscos à vida das pessoas

A privatização aumenta o risco de tragédias, pois as empresas gastam menos em manutenção e segurança para aumentar os seus lucros. Foi isto que gerou o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho, considerado, também, o maior crime ambiental do País, além de acabar com o sustento de milhares de pessoas que dependiam dos Rios Doce e Paraopeba. O crime da Vale causou, ainda, a morte de mais de 300 pessoas e até agora nenhum executivo da Empresa foi responsabilizado ou pagou pelo crime cometido. Os crimes de Mariana e Brumadinho são exemplos clássicos do que é a privatização.

MORAL DA HISTÓRIA:
A greve dos trabalhadores petroleiros, na verdade, visa defender o povo brasileiro e o nosso direito de ter gás de cozinha mais barato; ter combustível de qualidade e mais barato; defender que a Petrobrás continue revertendo os seus lucros para melhoria da educação e saúde do nosso povo; melhorar a qualidade na segurança para que a Petrobrás não gere problemas para o país como o que aconteceu com a Empresa VALE e, por fim, para que a Petrobrás possa manter os empregos dos pais e mães de família que tanto necessitam deste emprego.


PRIVATIZAR A PETROBRÁS PIORA A NOSSA VIDA E FAZ MUITO MAL PARA O BRASIL!


Topo