• Entrar
logo

Movimentos progressistas entregam reivindicações à Zema frente à pandemia

Diante da pandemia do novo Coronavírus, diversas organizações, entre elas o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (SINDIBEL), Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro MG), Rupestre Filmes, Rede de Cursinhos Populares Podemos +, Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT MG), Mandato Deputado Federal Rogério Correia - PT, Mandato Deputada Estadual Beatriz Cerqueira - PT, Associação Brasileira de Juristas pela Democracia seção MG (ABJD) e outros movimentos, compuseram um documento no dia 31 de março, onde reivindicam medidas emergenciais ao governo do estado de Minas Gerais.

De acordo com o documento, Bolsonaro e Zema postergam iniciativas que são urgentes para salvar vidas, gerando assim pressão pela flexibilização do isolamento social o que traria graves consequências. O isolamento social é recomendado pelo Minsitério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como medida preventiva contra o Covid-19. O documento, além disso, cita a necessidade de ações imediatas, critica as políticas e reformas que fragilizaram o SUS, concentraram renda, aumentaram a pobreza, e atingem os desempregados, precarizados e trabalhadores informais.

As pautas de reivindicações incluem garantia de estabilidade para os trabalhadores, complementação de renda, imediata suspensão da cobrança de água e luz, retorno da Tarifa Rural, abertura dos 9 hospitais regionais em MG, acelerar os testes e estendê-los a todos que apresentem sintomas, destinação de cestas básicas para os estudantes da rede pública e estadual, taxação das grandes fortunas, entre outros.

Confira o documento abaixo:


Topo