• Entrar
logo

URGENTE - Sintect-MG denuncia caso confirmado de Coronavírus no CDD Montes Claros Sul

Confira abaixo a denuncia do SINTECT-MG sobre o caso confirmado do novo Coronavírus no CDD Montes Claros Sul:

URGENTE - CONFIRMADO CASO DE CORONAVIRUS NO CDD MONTES CLAROS SUL. TRABALHADORES DEVEM ENTRAR EM QUARENTENA IMEDIATAMENTE!

Nesta quarta-feira, 15/04, o SINTECT-MG recebeu a denúncia de que o gestor do CDD Montes Claros Sul, na cidade de Montes Claros/MG, testou positivo para o Coronavírus e a Empresa se nega a colocar o restante dos trabalhadores da unidade, que tiveram contato direto com este gestor, em quarentena.

A informação da contaminação saiu ontem, 14/03, e a direção da ECT, através do seu coordenador regional na cidade, realizou nesta manhã uma reunião com os trabalhadores, onde afirmou que "não sabe o que fazer para a situação", mesmo existindo uma orientação oficial da direção da Empresa para estes casos. O informativo "Primeira Hora", datado do dia 24/03, é bem claro quanto aos procedimentos a serem adotados nos casos de contaminação da COVID – 19. De acordo com o texto: “7. Outras Observações - No caso de um empregado se contaminar, a liberação para a quarentena recairá para os empregados que trabalharam próximo a ele, nos seguintes casos: Unidades Administrativas: Ficarão afastados os empregados que trabalham no mesmo ambiente físico da unidade. Ex.: empregados no mesmo andar. Agências, CDDs e CEEs: Ficará afastado todo o efetivo. Unidades que funcionam com mais de 1 (um) turno: Ficará afastado todo o efetivo daquele turno onde o empregado estiver infectado. Para todos os casos, após assepsia do ambiente, a unidade estará liberada para funcionamento com uma nova equipe ou novo turno, conforme o caso. Cientes de que tais medidas são paliativas diante da velocidade de propagação da COVID-19 e a superveniência da situação de Emergência de Saúde Pública, a recomendação final desta área técnica de saúde é no sentido de que a Empresa busque novas ações para que o vírus não se propague, inicialmente, nos próximos 07 (sete) dias, quando a doença alcançará o ápice de transmissão local”.

O que estamos vendo é um caso evidente de negligência por parte da direção da Empresa, que poderá custar vidas se não houver uma ação rápida. A fala do gestor reflete a situação nacional: os trabalhadores estão expostos e abandonados à própria sorte. Ressaltamos que é impossível um coordenador da direção da Empresa não orientar de forma correta os trabalhadores e, principalmente, não saber das informações oficiais da própria Empresa.

A negligência está escancarada e o Sindicato orienta os trabalhadores a entrarem em isolamento imediatamente, inclusive se abstendo de contato com os familiares para não correrem o risco de infectar seus entes queridos, uma vez que este gestor teve contato direto com todos os trabalhadores do setor. Há pessoas na unidade que já estão afastadas e várias com algum tipo de sintoma.

Repudiamos veementemente a atitude de negligência da direção dos Correios, que pode levar à contaminação e morte de diversos trabalhadores que podem já estar infectados. Não só isso, estes trabalhadores podem estar servidor de vetor da doença, contaminando a população, uma vez que estão andando nas ruas de Montes Claros/ MG, entrando em contato com diversas outras pessoas na hora da entrega das cartas e encomendas.

 

FONTE: SINTECT-MG


Topo