• Entrar
logo

Grupo de pesquisa denuncia racismo em apostilas do estado de Minas Gerais

No último dia 7 de junho, o Grupo de Estudos de África Pré-Colonial divulgou um parecer técnico com inúmeros erros nas apostilas de Plano de Estudos Tutorados do estado de Minas Gerais. Segundo nota nas redes sociais do grupo de pesquisa:

"O Grupo de Estudos de África Pré-Colonial (GEAP/UFMG) disponibiliza agora uma série adaptada do Parecer Técnico elaborado pelo Grupo a respeito do Plano de Estudo Tutorado (PET) do Regime de Estudo Não Presencial (RENP), produzidos pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG). O material analisado foi distribuído aos estudantes da rede pública estadual no último mês de maio, com o objetivo de substituir o ensino presencial. 

Além dos erros técnico já denunciados ao Ministério Público, encontramos também equívocos a respeito dos conteúdos sobre História da África, dos africanos em diáspora e da abolição da escravidão no Brasil. O descaso com esses temas do conhecimento é mais uma amostra do racismo estrutural da sociedade brasileira e permeia toda a educação básica, mas o que observamos nesse material precisa ser urgentemente divulgado e reparado".

 

 

 

Link para acesso ao parecer: http://africa.fafich.ufmg.br/comunicados/parecer_tecnico_apostilas_estado_de_minas_gerais.pdf

Link para os infográficos: https://instagram.com/geap.ufmg?igshid=e5l73dldczz9


Topo