• Entrar
logo

Nota de apoio a Dep. Beatriz Cerqueira

A Luta pelo Socialismo (LPS) manifesta seu apoio à deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), que mais uma vez foi atacada pelos representantes da direita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, desta vez por  um deputado federal de extrema-direita, de carreira militar. O fato ocorreu durante a 23ª Reunião Extraordinária da Assembleia Legislativa, no último dia 17 de junho, após a fala da deputada Beatriz Cerqueira, que fazia a defesa dos servidores estaduais diante do julgamento do veto do governador neoliberal, Romeu Zema (Novo), ao aumento dos servidores públicos estaduais. Beatriz Cerqueira foi vítima de mais uma investida machista e misógina.

Não é a primeira vez que Beatriz Cerqueira é vítima de investidas machistas e misóginas na Alemg. Trata-se de uma política da direita, cujo objetivo é atacar aqueles que se colocam na defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores. Já na cerimônia de diplomação dos deputados, os parlamentares militares protagonizaram um ato de agressão contra Beatriz, que teve um cartaz arrancado de suas mãos, fato que culminou numa tentativa de agressão física, trocas de socos, contra o deputado federal Rogério Correa (PT).

Este é o modus operandi da extrema-direita, que tenta se impor através da intimidação, do medo, da coerção e das agressões físicas, verbal e emocional. O machismo e a misoginia são mecanismos tradicionais de opressão das mulheres na política institucional. Mas os algozes da classe operária não irão nos calar e encontrarão cada vez mais resistência popular, em todas as frentes de atuação, inclusive no parlamento burguês. Beatriz Cerqueira, mulher e professora, representa uma voz ativa dos trabalhadores.

Seguiremos juntos no enfrentamento aos ataques da direita, que quer explorar a classe trabalhadora até a “última gota”. Seguiremos firmes na luta pelo fim da exploração do homem pelo homem, pelo fim do capitalismo e contra o machismo, o racismo, a lgbtfobia, a misoginia e todas as formas de opressão. Não nos calarão!


Topo