• Entrar
logo

Não esperar 2022, ir às ruas já!

Sem perspectivas de controle da pandemia e chegando à marca de meio milhão de mortos pela Covid19, o Brasil vive uma tragédia social que precisa ser barrada. O governo Bolsonaro, que descuida da população, aproveita-se da crise sanitária para fazer avançar sua política neoliberal de destruição das condições de vida dos trabalhadores com reformas que esmagam direitos trabalhistas e ajustes fiscais que atacam os serviços públicos dos quais depende a maioria do povo.

O atual governo age para nos matar: defendeu a imunização de “rebanho”, cujo efeito é devastador, principalmente para os mais pobres; cortou gastos com a Saúde Pública; não deu condições para os trabalhadores fazerem o isolamento social, cortando e, depois, reduzindo o insuficiente auxílio emergencial; retardou a aquisição de vacinas; divulgou medicamentos sem efetividade contra a Covid-19 e incentiva atitudes negacionistas. 

Enquanto joga milhões de brasileiros na pobreza e na extrema pobreza, o governo mantém o teto de gastos públicos e garante o pagamento de juros da fraudulenta dívida pública. Nesse momento, além das privatizações das estatais, os governistas agem para aprovar a Reforma Administrativa, PEC 32, que prevê retirar direitos históricos dos servidores e reforçar a prática do apadrinhamento político nas instituições públicas. A reforma diminuirá a responsabilidade do Estado em assegurar direitos essenciais à população brasileira, como educação, saúde e segurança públicas.

Esse projeto da burguesia, levado a cabo por Bolsonaro, só será derrotado nas eleições se a classe trabalhadora estiver fortalecida contra ele. A espera por 2022 pode dar espaço para a direita construir uma alternativa eleitoreira à Bolsonaro que manterá a mesma política contra os trabalhadores, ainda que adquira uma aparência progressista. É preciso ganhar as ruas, com mobilizações organizadas pelos partidos de esquerda e pelas entidades de luta dos trabalhadores, seus sindicatos e Centrais, com greves e paralisação da produção.

19J – Vamos às ruas pelo Fora Bolsonaro e todo o seu governo!

Por Vacina no braço e Comida no prato!

Não à PEC 32!

Não às privatizações!

Construir a Greve Geral!


Topo