• Entrar
logo

Apagão do CNPq: uma ação politicamente orquestrada?

No cenário de destruição nacional, a Educação nos faz confrontar com a constante discussão sobre o corte de verbas já insuficientes.

Entre as situações que refletem a falta de financiamento e revelam que a destruição avança a todo vapor, está a “pane” nos servidores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, que tirou do ar a plataforma Lattes, principal plataforma de currículos de pesquisadores do país, de 23/07/2021 até 04/08/2021, quando foi parcialmente restabelecido. O sistema só foi totalmente restabelecido nesta segunda-feira, 16/08. A demora para voltar às atividades preocupou os pesquisadores, uma vez que o CNPq financia 84 mil bolsistas e apoia 2.201 projetos de pesquisa. 

O apagão de dados, como os pesquisadores estão denominando, ocorre num momento em que a ciência no Brasil vivencia completa falta de prestígio. O orçamento do órgão é o menor em 21 anos, 1,21 bilhão, quase metade em relação ao ano 2000, enquanto o número de alunos na pós-graduação passou de 162.000 para 320.000 no mesmo período. 

A falta de transparência do governo em relação ao ocorrido aumenta a suspeita sobre uma possível tentativa de vazamento de dados, dado o acordo assinado com a empresa norte-americana de tecnologia CISCO, “para impulsionar o desenvolvimento de habilidades e transformação digital no Brasil”. Dentre as ações do acordo, está a criação de uma “plataforma de monitoramento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”. 

O Brasil, cada dia subordinado aos interesses do imperialismo estadunidense, tem um governo capaz de repassar os dados de seus pesquisadores(as) para os abutres norte-americanos manterem a sua dominação sobre o nosso país e o nosso povo.
 


Topo