• Entrar
logo

Educação Pública para Indígenas e Quilombolas ameaçada

De 04 a 08 de outubro, estudantes indígenas e quilombolas de todo país estiveram em Brasília para o I Fórum Nacional de Educação Superior Indígena e Quilombola. O objetivo foi debater a situação das políticas públicas de educação para o este segmento estudantil e lutar contra o desmonte das políticas de acesso e permanência à educação superior, levado a cabo pelo governo de Jair Bolsonaro. 

 

Os cortes de recursos e orçamento zero têm afetado diretamente esse segmento estudantil que, historicamente, foi marginalizado pelas políticas educacionais. Direitos como assistência estudantil, bolsas permanência e recursos para a pesquisa ficam comprometidos.

Durante o Fórum, organizado pela Coordenação Nacional dos Estudantes Indígenas e Quilombolas, junto às entidades dos movimentos nacionais indígena e quilombola, foram realizadas atividades de formação e atos em frente ao Ministério da Educação, para reivindicar políticas que atendam as demandas desse setor estudantil. A luta por essas demandas precisa ser fortalecida e articulada à luta pela Educação Pública, haja vista que o desmonte dos serviços públicos irá tirar ainda mais direitos dos jovens. 

Foto: Eliene Novaes 

 

 


Topo