• Entrar
logo

Governo Bolsonaro desmonta Pesquisa Nacional sobre a Educação Brasileira

Em mais um ataque do Governo Bolsonaro à educação brasileira, uma medida do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) visa reduzir drasticamente o detalhamento dos dados da última edição do Censo Escolar, a base mais importante de dados sobre a educação no país. Sob a justificativa de atender demandas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o INEP restringirá o acesso aos microdados mapeados sobre escolas, matrículas, professores e demais dados que subsidiam a elaboração e monitoramento das políticas públicas educacionais.

Ao retirar das escolas, dos pesquisadores e de toda a população o direito às informações sobre a educação, diminuindo a transparência do processo, o governo desmonta a estrutura que fundamenta o Censo Escolar, por meio do qual é possível realizar estudos e pesquisas e definir as principais ações da política educacional.
 
A redução do papel de órgãos do Ministério da Educação (MEC), como o INEP, que dificulta a cobrança e fiscalização da sociedade é parte do desmonte das políticas públicas e da estrutura do Estado. Trata-se da implementação do ultraliberalismo que pretende, ao reduzir investimentos nos serviços públicos, aumentar os lucros do setor privado. 

Foto: APPSINDICATO
 


Topo