• Entrar
logo

A importância da luta das mulheres

Com pautas que foram desde a reivindicação do Piso Salarial Nacional da Enfermagem, categoria majoritariamente feminina, ao combate ao machismo e à violência doméstica, as mulheres brasileiras tomaram as ruas no Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras. O grito de Fora Bolsonaro esteve presente nas manifestações em que as mulheres repudiaram os retrocessos sociais promovidos por um governo cujo líder é protagonista de inúmeros ataques misóginos.

Em Belo Horizonte a manifestação foi grande e combativa, com a participação dos sindicatos e Centrais, espaços em que a luta das mulheres encontra seu caráter classista.

Embora a burguesia tente cooptar da data do 8 de março para interesses comerciais e para descaracterizar seu caráter de luta, as mulheres organizadas deixaram, mais uma vez, o seu recado nas manifestações: é preciso lutar contra o regime opressor e denunciar cada atrocidade, cada ataque contra os direitos da classe operária, em especial dos setores mais oprimidos, como é o caso das mulheres. Somente assim, se fortalecerá a luta em defesa de uma sociedade mais justa e igualitária.

Foto: @luizrochabh
 


Topo