• Entrar
logo

16 de março! Ocupar as ruas em defesa dos serviços públicos

Em meio à escandalosa aprovação do orçamento secreto, um esquema de compra de apoio ao governo no Congresso, que libera o pagamento de emendas sem apresentar o real autor do pedido, o governo Bolsonaro desmonta os serviços públicos com a precarização das carreiras dos servidores e o sucateamento da Educação Básica e Superior por meio de cortes nos orçamentos.

Contra esse desmonte, servidores públicos de todo país buscam construir uma luta unificada. Para os servidores federais, a pauta exige a reposição salarial de 19,9% e dará continuidade à luta contra a aprovação da Reforma Administrativa, PEC 32, que tramita no Congresso Nacional. Os mecanismos de empresariamento das políticas de educação, saúde, saneamento básico, etc., vão precarizar ainda mais a vida da população e aumentar as desigualdades sociais, a pobreza e a miséria. A luta nacional é urgente pois enquanto a PEC 32 está parada na Câmara dos Deputados, governos estaduais, a exemplo do governador João Dória (PSDB-SP), aprova medidas de destruição dos serviços públicos no estado.

Na Educação Básica, a situação é também alarmante: desestruturação das carreiras, péssimas condições de trabalho, volta às aulas presenciais sem avanço na vacinação das crianças, desmonte no ensino médio, militarização das escolas. A pauta de tragédias bem calculadas, para enxugar o sistema público de educação, desafia os professores de norte a sul do país a lutarem contra as políticas privatistas que destroem suas condições de trabalho. 

Dia 16 de março é dia de luta unificada entre servidores públicos, especialmente professores da Educação Básica, que exigem o direito constitucional de reajuste salarial de acordo com os repasses do Fundeb. Ocupar as ruas é a única forma de dizer aos governos federal, estaduais e municipais que os servidores organizados lutarão até o fim contra os desmontes dos serviços essenciais à vida da classe trabalhadora.  

Pelo direito de todos à educação, saúde, condições de vida adequadas, trabalho e valorização salarial! Às ruas para derrotar os verdadeiros inimigos do povo. 

Foto: @luizrochabh
 


Topo