• Entrar
logo

Conheça e acompanhe o Festival Virtual da Cultura Popular

Está acontecendo um festival lindo no canal no youtube da Associação Cultural de Luta Popular e Sindical, é o Festival Virtual da Cultura Popular que chegou com tudo. Serão nove bandas, seis oficinas e um documentário sobre quatro Congados de Belo Horizonte/MG. Tudo isso para você acompanhar, ouvir e ver quantas vezes quiser de casa, pois o Festival é 100% online.

Já temos alguns episódios o ar... É só escolher (ou assista a todos!)

No primeiro show tivemos um encontro com o cantor, compositor, violonista e um grande especialista em MPB e Forró, Vilson Balbino, além de muito samba com a banda Baticum Roda de Samba. Forró, xotes, MPB e sambas não vão faltar para você curtir, em casa, com segurança, alegria e música boa! É vamos ou bora?

E tem mais! O segundo show trouxe as apresentações das bandas Tutu com Tacacá e Pisa na Fulô. Norte, nordeste e Minas juntos e misturados! É explosão! E quando as manas estão no controle, aí não tem pra ninguém... O Tutu com Tacacá é formado por músicos que acreditaram na potência de unir as raízes mineiras com as tradições musicais do Carimbó, ritmo do Pará, fazendo essa maravilhosa mistura de Minas com Pará. Pisa na Fulô, primeiro bloco forrozeiro do País, leva milhares de foliões às ruas nos carnavais de BH, sempre levantando pautas importantíssimas como racismo, LGBTfobia e machismo.

Se segura que a pressão vai subir! No terceiro show tivemos as apresentações do Bloco Afro Magia Negra, com um espetáculo de pura potência do povo preto; Amaury Costa, com uma apresentação totalmente autoral, e Afoxé Bandarerê, tocando canções do terreiro de candomblé! O Festival Virtual da Cultura Popular está na luta para desfazer feitiços racistas, combater a intolerância religiosa, a homofobia, o machismo e tantas outras formas de abuso, além de exaltar a cultura e produção artística do povo negro.  É para dançar, exaltar e referenciar a cultura negra!

E quarto e último show, para não deixar por menos, teremos as apresentações da Banda OPlano, com uma mistura sensacional de RAP, ROCK e REGGAE, em uma conexão sonora de riffs, grooves e rap em um show cem por cento autoral, e também o duo Dois Lados, que traz a essência do encontro, atentas com o tempo e o contexto em que se inserem, tratam do amor e de questões existenciais, sobretudo através de suas vidas enquanto LGBTQIA+.

Mas calma!! Ainda não terminou. Temos também algumas oficinas no ar:

Oficina de Dança Afro-Brasileira, representando a corporalidade da dança do café – Ministrada, pelo multiartista mineiro, educador, músico, dançarino, coreógrafo e ritual designer, Camilo Gan, que também é o idealizador do movimento Afrormigueiro e do Bloco Afro Magia Negra. Nesta oficina ele conta com a participação de Tico percussão.

Oficina de Percussão - Ministrada por Gui Souza, cria do bairro Concórdia, onde teve seus primeiros contatos com os instrumentos de percussão, e foi nos terreiros de umbanda e candomblé que fez escola e de onde vem a paixão pelo Timbal; foi diretor da bateria Gres. Estrela do Vale, já integrou a bateria da Inconfidência Mineira, Unidos Guaranis e Cidade Jardim e atualmente compõe a direção da Bateria Show Som Brasil e está à frente do Bloco Afro Filho das Águas. Nesta oficina Gui convidou o amigo e também percussionista da Bateria Show Balatucada e Bateria Show Terremoto e mestre da Bateria Show Som Brasil: Wilblener de Paula (Mestre semente) 

Neste sábado, dia 09/04, a partir das 20hs, o Festival Virtual da Cultura Popular vai trazer mais uma atração. É para dançar muito com a Oficina de Forró, ministrada por Márcio Silva. Márcio Silva é gestor cultural, fotógrafo, produtor cultural e artístico no Centro Cultural Alto Vera Cruz, professor de dança, coreógrafo, DJ, iluminador cênico, fotografo e dançarino especializado em Forró Pé de serra e universitário e na Dança Kizomba.  Ele também foi o idealizador e produtor do Arraia Cultural da Paz do Granja de Freitas/2018-BH e também produziu o evento TONELADA DE FORRÓ com o grupo de dança de rua, Cross Line Dance.

Corre lá, assiste e curte a programação completa desse Festival que representa a diversidade e a resistência.  

Agora um poeminha:

Deixe a cultura popular invadir sua casa 
e ela certamente conquistará seu coração! 
A cultura popular é cor, é vida, é movimento! 
É continuidade e renascimento. 
É resistência! 

Se interessou? Sabemos que sim! 

Então borá curtir o Festival Virtual da Cultura Popular!

Aproveite e se inscreva no canal! 

A realização do Festival é da Associação Cultural de Luta Popular e Sindical – LPS, com recursos oriundos da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT). 

Produzido por Associação Cultural de Luta Popular e Sindical - LPS 

Coordenação Geral: Sarah Sarmento 

Coordenação executiva: Edigar Alves Melo e Eliene Novaes 

FICHA TÉCNICA Apresentadores: Aruana Zambi e Robson Silva 

Espaço físico e Iluminação: Baticum Cultural 

Direção de arte, edição e finalização: Daniel Capuruço 

Fotógrafos: Luiz Rocha e Nivea Magno 

Produção de evento: Igor Goulart e Márcia Rosa 

Técnico de som / PA: Lucas Bastos Latalisa e Edu Odrasons 

Técnico de Gravação: Edu Odrasons 

Cenografia: Daniel Capuruço e Ciro Cordeiro
 

Galeria de fotos


Topo