• Entrar
logo

NOTA DE REPÚDIO DA LUTA PELO SOCIALISMO – LPS – CONTRA OS ATOS GOLPISTAS NO BRASIL

A Luta pelo Socialismo – LPS, entidade classista que atua em todo território nacional, repudia de forma veemente os ataques à democracia brasileira que aconteceram no dia 08 de janeiro, em Brasília, com a total conivência do Governo do Distrito Federal.

Os atos de vandalismo registrados, inclusive em vários perfis de redes sociais, mostram a destruição do patrimônio público e a intenção de não somente destruir prédios públicos, mas de atacar as instituições que garantem o resultado das eleições e a democracia brasileira, representadas pelos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Os ataques ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal foram organizados de forma aberta nas redes sociais e ocorreram sem nenhum tipo de empecilho por parte das forças de segurança que, tradicionalmente, tratam com truculência os trabalhadores que vão às ruas para reivindicar seus direitos. O que se viu foi um “convite” para que os “manifestantes” bolsonaristas entrassem e destruíssem anos de história da democracia e do povo brasileiros.

Assim como os acampamentos golpistas, ilegalmente instalados nas frentes de quarteis em todo o País, o ato do dia 08/01 foi financiado e estimulado por empresários e políticos golpistas, contando com apoio das forças de repressão cuja base bolsonarista é forte. A extrema direita da burguesia nacional se coloca, assim, “à disposição” do ex-presidente, que se abriga hoje nos Estados Unidos, em reconhecimento à todas as benesses que recebeu às custas da miséria do povo, para organizar o que poderia ser o início de um golpe de Estado no Brasil.

Em nossas análises já apontávamos que não bastava eleger o Presidente Lula para acabar com o fascismo presente na sociedade brasileira e expresso no bolsonarismo irascível. As instituições terão um papel importante para conter essa onda de violência da extrema direita, mas é preciso buscar as explicações materiais para esse processo: a crise do capitalismo que faz com que a burguesia tente impor o mais ferrenho neoliberalismo contra a classe trabalhadora. Portanto, somente os trabalhadores organizados, com suas ferramentas de luta como as mobilizações populares nas ruas, poderão extirpar de vez o fascismo e garantir que o governo Lula tenha como prioridade os interesses da maioria do povo brasileiro. É tarefa das centrais sindicais, movimentos populares e do povo brasileiro organizar a mobilização contra todas as tentativas de golpe no Brasil.

O povo tem que ocupar as ruas e derrotar o fascismo com mobilização e luta.


Topo