• Entrar
logo

Vereador de Caxias do sul, Sandro Fantinel, terá mandato cassado depois de declarações racistas e xenofóbicas

O vereador de Caxias do Sul, Sando Fantinel (Ex –Patriotas), teve processo de cassação aberto na Câmara, depois de proferir discurso xenofóbico atacando o povo baiano e ainda questionou o caso de 207 trabalhadores resgatados em situação análoga a escravidão.

Derrotar o fascismo nas urnas não quer dizer que o fascismo acabou. Pelo contrário, a política fascista e seu legado, deixado pelo governo anterior, criou raízes e não dá sinais que está recuando. Nesta última semana o vereador se sentiu “à vontade”, para usar a tribuna da Câmara de Vereadores da cidade de Caxias do Sul, para destilar todo o ódio racista e xenofóbico para atacar, os trabalhadores baianos.

A fala do vereador expõe a verdadeira face do sistema de exploração que estamos inseridos. A política fascista, racista, misógina e xenofóbica são bases estruturais do sistema capitalista, que só trabalha para aumentar os seus lucros que são retirados das costas da classe operária. Não nos espanta o mesmo vereador ter questionado a situação do resgate dos trabalhadores que estavam sendo mantidos em situação análoga a escravidão, pelas vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi e Salton.

O processo de cassação do mandato do vereador foi votado na última quinta-feira (02/03), e teve o placar de 21 votos favoráveis e nenhum voto contra. O processo já foi aberto e os vereadores tem 90 dias para finalizar o processo.

A classe trabalhadora precisa estar organizada, através dos movimentos sindicais, sociais e populares, para enfrentar o fascismo nas ruas. Somente as mobilizações populares serão capazes de acabar com essa política de ataque ao povo negro e pobre do nosso País.


Topo