• Entrar
logo

SINTECT-PB participa de curso do SD e critica a falta de pessoal

Como parte da demanda proposta pela FENTECT e seus sindicatos, do PNMP (Programa Nacional da Mesa Permanente de Negociação), na semana de 29 de maio a 02 de junho de 2023 realizou-se na Administração Central dos Correios, em Brasília, um curso referente ao SD (Sistema de Distritamento). Participaram representantes sindicais dos estados do Nordeste, Norte, de Santa Maria/RS e Juiz de Fora/MG.

Os técnicos responsáveis pela execução e planejamento da ferramenta informaram como são realizados, medidos e implantados os SD’s nas áreas operacionais. O tema foi amplamente debatido e gerou reações fortes e contrárias a maneira como foi feito: para implantar o DDA – distribuição em dias alternados, tudo foi feito de cima pra baixo, sem a participação dos trabalhadores e dos sindicatos, em plena pandemia, mascarando a falta de efetivo e, ao mesmo tempo, suprimindo unidades de trabalho, realocando trabalhadores em locais distantes de suas residências.

A empresa não realiza concurso público desde 2011 e, durante esse período, ocorreram vários processos de desligamento incentivados, além das aposentadorias, resultando em uma perda de aproximadamente 44 mil empregados, desde 2015.  Soma-se a isso, um aumento do número de objetos qualificados com as compras online. O resultado foi um aumento da área de distribuição dos carteiros, dos distritos de entrega, que chegaram a triplicar, as vezes até quintuplicar de tamanho, como é o caso de distritos de Jaguaribe, em João Pessoa, onde verificam-se áreas com aproximadamente 60 km de percorrida.

O SD e o DDA mascaram a realidade, criando uma referência aos sistemas ou formatos digitais, de aparência que não se concretiza em benefícios aos trabalhadores e à sociedade. Muito pelo contrário, gerou um superávit fictício de trabalhadores ao mesmo tempo de um acúmulo de objetos postais que chegam ao absurdo de mais de 4 meses.

Os Correios têm o monopólio postal das cartas, mas alguns gestores orientam a entregar somente objetos registrados (qualificados), tornando a situação caótica.  O clima organizacional é péssimo, os empregados adoecem devido ao SD da Morte (como está sendo chamado popularmente). Além do assédio das chefias, das unidades sem espaço físico adequado (algumas unidades não têm ventilação), da falta de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual), a revolta dos usuários com os serviços tem resultado em agressões aos carteiros.

Não podemos aceitar e permanecer com a atual metodologia de distritamento e com a falta de pessoal. Devemos cobrar a implementação imediata do limite de percorrida e que as áreas de distribuição tenham condições reais de entrega para atender a população com eficácia.

Anular o atual SD e refazer todos os distritos com acompanhamento dos trabalhadores e do sindicato, atentando para o limite de percorrida a 8 km, para que possamos ter qualidade e eficiência na entrega e voltar a ter o respeito da população é o mínimo necessário. É preciso que ocorra concurso público urgente! Respeito e Valorização aos Empregados.

 

POR UM CORREIOS PÚBLICO, CONCURSO PÚBLICO JÁ!

ABAIXO O SD DA MORTE!

 

Foto: reprodução


Topo