• Entrar
logo

CECUT Paraíba: diretor do SINTECT eleito para Secretaria Geral

Entre os dias 25 e 27 de agosto ocorreu o 14° CECUT - Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras, em Carapibus, Paraíba, com o tema central “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”. O Congresso contou com 9 mesas de debates e foi dedicado ao ex-presidente da CUT-PB, José Raimundo de Andrade (Dé). A abertura do evento homenageou o dirigente Emanuel Evaldo, que faleceu durante o tenebroso período da pandemia de Covid-19. Houve ainda uma Exposição fotográfica celebrando os 40 anos de lutas da CUT e a apresentação do Coral Voz Ativa.

O Congresso deste ano celebra os 40 anos de história da CUT e a edição paraibana contou com mais de 140 delegados e delegadas eleitos por seus sindicatos. O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, SINTECT-PB, participou com delegados: Fabiano Galdino, Nazilda Brito e Tony Sérgio. O plenário do CECUT, entre outras pautas, debateu: a valorização dos servidores e serviços públicos, estratégias de luta contra a privatização das estatais, fortalecimento da agricultura familiar, reforma agrária, defesa do direito à água e à políticas públicas de saneamento básico, retomada da industrialização, regulação do mercado para os trabalhadores e trabalhadoras por aplicativos, trabalho híbrido, revisão da política ambiental e a democratização da comunicação.

Sob essa pauta, que representará grandes desafios futuros, no domingo, 27, foi realizada a eleição da nova direção, em chapa única, com representação das principais categorias de trabalhadores presentes, para o mandato de 2023 a 2027. Para a presidência da entidade foi reconduzido, por unanimidade, o professor Tião Santos e para Secretário Geral foi eleito o companheiro Tony Sérgio, do SINTECT-PB. A classe trabalhadora organizada, precisa, mais do que nunca, retomar as lutas para reconquistar direitos e se fortalecer frente aos ataques neoliberais.

Foto: Arquivo CUT


Topo