• Entrar
logo

Trabalhadores dos Correios são fortalecidos no 14° CONCUT

Entre os dias 19 e 22 de outubro deste ano, ocorreu o 14° Congresso Nacional da CUT (CONCUT) com o tema: “Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas”. Reuniu no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo, mais de 2.000 pessoas entre delegados, convidados, observadores e representações internacionais. Com o objetivo de realizar debates políticos, organização interna da Central, tirar orientações aos sindicatos e plano de lutas para a classe trabalhadora, o CONCUT aconteceu no momento em que a maior Central Sindical da América Latina comemora seus 40 anos de existência. O atual presidente da Central, o metalúrgico do ABC, Sérgio Nobre, foi reeleito, enquanto a vice-presidência ficou com a bancária, Juvandia Moreira. 

O evento foi iniciado com um seminário internacional que debateu a parceria entre os EUA-Brasil pelos direitos dos trabalhadores (as). Esta parceria é assentada em cinco pilares, os quais sustentaram as palestras e discussões ao longo de todo o Congresso: 

1. proteger os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, tal como descritos nas convenções fundamentais da Organização Internacional do Trabalho - OIT, capacitando os trabalhadores e trabalhadoras, acabando com exploração no trabalho, incluindo o trabalho forçado e trabalho infantil;

2. promoção do trabalho seguro, saudável e decente, e responsabilização no investimento público e privado;

3. promover abordagens centradas nos trabalhadores e trabalhadoras para as transições digitais e de energia limpa;

4. aproveitar a tecnologia para o benefício de todos;

5. combater a discriminação no local de trabalho, especialmente para mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e grupos raciais e étnicos marginalizados.

Ainda no painel internacional deste CONCUT foram discutidas as eleições na Argentina e o apoio ao povo palestino, a Conjuntura, Perspectivas e Desafios. Houve a participação de delegações e falas de dirigentes sindicais vindas de várias partes do mundo, personalidades do cenário político e social, representantes de centrais sindicais nacionais e internacionais. Todas as atividades políticas e culturais foram organizadas com o objetivo de promover a organização dos trabalhadores para os próximos quatro anos.

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, participou da abertura do 14° CONCUT, em saudação aos participantes, por vídeo conferência. Os temas de extrema relevância para a classe trabalhadora foram debatidos durante esses dias, entre eles a preocupação com as condições dos trabalhadores que estão na informalidade e trabalhando por aplicativos; os ataques da extrema-direita ao movimento sindical, identitários e organizados da sociedade civil; o combate às fake news; a intensificação de formação dos comitês populares, que são uma nova forma de se organizar e se comunicar, que precisa ser dominada pelo universo sindical; o fortalecimento do sindicalismo cutista; a valorização da negociação coletiva e atualização da organização sindical; a estratégia da CUT por meio da Ação de Brigadas Digitais; o protagonismo da CUT na reconstrução do Brasil, da democracia, dos direitos e da soberania; a intervenção da CUT na reconstrução do desenvolvimento econômico sustentável e o combate à desigualdade.

Ao final do evento foram realizadas apresentações do Festival de Cultura e o 4º Prêmio CUT Festival de Cultura, o Lançamento de Livro e Homenagem à Gushiken, além da divulgação do Ebook CUT 40 Anos e do Vídeo Transição Justa.

A FENTECT sai fortalecida do CONCUT 

Esta edição do CONCUT foi marcada pela maior participação organizada dos representantes dos trabalhadores dos Correios de todos os tempos, fruto do trabalho planejado nos CECUT’s (Congressos Estaduais). O resultado foi a eleição de três representantes dos Correios na direção da CUT. O trabalho realizado pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), dentro da Central, foi preponderante para eleger a presidenta do Sintect/DF, Amanda Corcino, como nova Secretária de Mulheres da CUT Nacional, na diretoria executiva. A vice-presidenta do Sindicato dos Correios da Bahia (Sincotelba), Shirlene Souza, foi eleita para o Conselho fiscal, enquanto o diretor do SINTECT-ES, Fischer Marcelo, foi eleito para coordenação do ramo de comunicação, junto com a companheira da Federação Interestadual dos Trabalhadores e Pesquisadores em Serviços de Telecomunicações (FITRALTELP), Luzenira Linhares. 

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) fortaleceu a participação junto à Central Única dos Trabalhadores com a escolha de diretores para cargos. A avaliação feita pelo presidente da FENTECT, Emerson Marinho, foi de que a Federação “obteve ampla participação no Congresso e o seguimento Correios saiu muito fortalecido do evento, ampliando a participação dos ecetistas na CUT Brasil e nas estaduais”.

Outro fruto importante do Congresso foi conseguimos abrir, finalmente, a construção do ramo da comunicação a partir da construção de uma comissão composta por representações das federações que compõem o ramo.    

O SINTECT-PB foi representado pelo seu Secretário Geral e dirigente da LPS, o companheiro Tony Sérgio, que fez uma avaliação positiva da participação dos trabalhadores dos Correios: “o trabalho nas bases da CUT rendeu frutos, traz a luz os problemas dos Correios, a nossa luta contra a privatização, a necessidade de modernização da empresa e do Concurso público para recompor o quadro de pessoal dos Correios”.


Topo