• Entrar
logo

Encontro Nacional da Educação do Campo em Salvador/BA

De 08 a 11 de novembro de 2023 estudantes, gestores(as), representantes de movimentos sociais e militantes da educação do campo do Brasil irão se encontrar em Salvador, na Bahia, para debater os caminhos políticos, programas e ações desenvolvidos pelas Universidades, Institutos Federais, Fóruns e Movimentos Sociais, perpassando por uma mística de celebração dos 25 anos da Educação do Campo, das Águas e das Florestas no Brasil.

As escolas do campo sofrem diariamente ameaças de serem fechadas. Falta infraestrutura, o transporte é precário e ainda são poucas existentes, logo, é preciso a organização coletiva para lutar pelas garantias do direito dessa população estudar. 

O encontro terá por objetivo  pensar numa agenda de ações comprometidas com a garantia do direito ao povos do campo, águas e florestas estudarem, além de avaliar e analisar coletivamente iniciativas como o Programa Escola da Terra, da Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) e do Programa Nacional da Educação na Reforma Agrária (PRONERA), que são essenciais para o desenvolvimento das escolas do campo. 

É necessário organizar a luta pela garantia do que existe, pela ampliação e pela permanência dos estudantes camponeses nas escolas. Por isso, o Encontro Nacional da Educação do Campo também  tem o objetivo de, além de pensar em propostas e realizar balanço dos projetos, elaborar reflexões coletivas sobre as contribuições e os desafios da formação dos educadores para o avanço da agroecologia nas escolas do Campo e oportunizar articulações para as lutas contra o fechamento das escolas baseadas nas reflexões dos docentes de diferentes áreas de habilitação que atuam na gestão dos programas e nos territórios camponeses. 

A realização do evento se dá por meio da parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, através de sua Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação Ambiental - DIPECEI/SECADI/MEC, com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA/INCRA/MDA; A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB; a Secretaria de Estado de Educação da Bahia - SEDUC/BA; o Fórum Estadual de Educação do Campo da Bahia; o Fórum Nacional de Educação do Campo - FONEC e a ANELEDOC (Articulação Nacional de Estudantes e Licenciados/as em Educação do Campo). Após anos de tentativas de destruição da educação do Campo e de perseguições aos movimentos sociais, promovidos pelo governo de extrema-direita de Bolsonaro, um encontro dessa natureza é de fundamental importância para o fortalecimento da sociedade civil em relação às propostas de ampliação dos direitos democráticos.
 


Topo