• Entrar
logo

25 anos do festejo da Guarda de São Bartolomeu do bairro Concórdia

A Guarda de Congo e Moçambique de São Bartolomeu, do Reino de Nossa Senhora do Rosário, realizou, no último dia 17 de agosto, o seu vigésimo quinto festejo em cortejo pelas ruas do bairro Concórdia, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A Guarda de São Bartolomeu foi fundada em 8 de dezembro de 1999, tendo o seu primeiro festejo ocorrido em agosto do ano 2000. O senhor Valdinei Antônio da Cruz Santos e a senhora Vânia Aparecida Pires da Cruz são, respectivamente, o Presidente e a Vice-Presidente da Guarda. Inicialmente, ela começou como uma Guarda de Congo, agregando, posteriormente, o Moçambique.

O terreiro da Guarda de São Bartolomeu está localizado na Rua Tamboril, 856, na parte baixa do bairro Concórdia, um local de profunda e vigorosa tradição da religiosidade e da cultura afro-brasileira. A Guarda é composta por cerca de 65 membros, entre os quais constam caixeiros, capitães, dançantes, reis e rainhas, cozinheiros e cozinheiras, além de simpatizantes e apoiadores.

A Guarda de Congo e Moçambique de São Bartolomeu do Reino de Nossa Senhora do Rosário celebra o festejo em honra a São Bartolomeu, padroeiro da Guarda, e a Nossa Senhora do Rosário, considerada a mãe dos congadeiros e congadeiras. Além disso, o grupo reverencia Santa Efigênia, São Benedito, São Jorge e outros santos igualmente venerados pela comunidade negra e das irmandades do Congado brasileiro.

A origem das irmandades do Congado remonta aos nossos antepassados negros e os festejos buscam preservar e dar visibilidade a essa tradição. Além da Guarda de São Bartolomeu, o bairro Concórdia abriga outras três importantes Guardas irmãs: a Guarda de Congo São Jorge, a Guarda de Moçambique 13 de Maio e a Guarda de Moçambique São Sebastião.

O bairro também é lar de diversas entidades ligadas à religiosidade afro-brasileira, tanto do Candomblé quanto da Umbanda, o que faz do Concórdia um dos mais importantes redutos da cultura e da religiosidade da população negra da Grande Belo Horizonte.

Cada Guarda possui suas próprias datas de comemoração, sendo que os festejos da Guarda de São Bartolomeu acontecem nos meses de agosto e dezembro. Agosto celebra o padroeiro São Bartolomeu, com destaque para o dia 24, enquanto dezembro, no dia 8, marca o aniversário de fundação da Guarda.

Neste mês de agosto, vamos dar o nosso “Viva” à Guarda de Congo e Moçambique de São Bartolomeu, do Reino de Nossa Senhora do Rosário!


Topo