• Entrar
logo

SINDADOS/MG participa de Audiência Pública na Câmara dos Deputados para discutir demissões da DATAPREV

A ofensiva neoliberal contra o patrimônio público brasileiro será confrontada no Congresso Nacional. A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados realizou uma Audiência Pública, no último dia 28 de outubro, às 16h, em que se debateram os impactos sociais e jurídicos das demissões em massa no Sistema Eletrobras, DATAPREV e em outras empresas estratégicas. O evento, que se amparou na perspectiva dos direitos humanos e da dignidade do trabalhador, expôs as feridas abertas pela política de desmonte e terceirização, aprofundada pelo governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro. A Audiência reconheceu que o processo de privatização não é meramente econômico, mas uma tragédia social que sacrifica vidas e compromete o futuro do País.

O SINDADOS/MG participou deste importante debate, por meio da sua diretora Marcia Omaia Rodrigues, que também é militante da Luta Pelo Socialismo (LPS) e representante do Coletivo de Luta pela Reintegração e Recontratação dos trabalhadores e trabalhadoras da DATAPREV. Márcia denunciou as consequências diretas da entrega de empresas públicas à lógica do lucro. A luta pela reintegração dos trabalhadores da DATAPREV, uma empresa vital para a gestão da seguridade social, simboliza a resistência contra a destruição de carreiras e a perda de expertise técnica acumulada pelo Estado.

A presença de sindicatos, movimentos sociais e ativistas foi fundamental para pressionar o Congresso. Este debate representa a chance de colocar o interesse público e o bem-estar social acima da ganância do mercado, expondo como a desculpa da “eficiência” esconde a agenda de retirada de direitos e o enriquecimento de grupos privados.

Não se calar é urgente. A luta pela reintegração é a luta pela soberania nacional e pela defesa dos empregos e direitos da classe trabalhadora!

 

Foto: reprodução web


Topo