• Entrar
logo

LPS, Movimentos Sociais e Sindicatos Organizam Ato Contra Genocídio do Povo Indígena

A LPS em conjunto com movimentos sociais, sindicais e estudantis, estão convocando um ato para a próxima quarta-feira, 29, a partir das 18h, em Minas Gerais, (R. Cláudio Manoel, 1205, B. Funcionários - BH), para lutar contra os ataques aos povos indígenas Guaranis Kaiowás. O protesto ocorre após o assassinato de mais um líder indígena, Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza, no Mato Grosso do Sul.

O massacre ocorreu no último dia 14, na Fazenda Yvu, vizinha à reserva Tey'i Kue, no município de Caarapó (MS). Conforme as denúncias, o ataque foi promovido por um grupo de mais de 70 fazendeiros. O líder Guaranis Kaiowás morreu na hora com tiros na cabeça. Outros seis indígenas foram atingidos, inclusive uma criança de 12 anos. De acordo com a nota oficial da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), “o jovem agente foi morto covardemente, por homens armados que atiraram em cerca de mil indígenas, incluindo quatro agentes de saúde indígena, que estavam reunidos no território próximo a aldeia Te’ Ýikuê, quando foram surpreendidos por homens armados, em aproximadamente 60 veículos (camionetes)”.

Além dos tiros, os fazendeiros atearam fogo nas motocicletas da comunidade. Segundo o Instituto Socioambiental, outras lideranças indígenas estão desaparecidas. A relatora das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas, Victoria Tauli-Corpuz, soltou um comunicado oficial denunciando o ataque. De acordo com a representante da ONU “esta foi uma morte anunciada. O Estado do Mato Grosso do Sul é o mais violento do Brasil, com o número mais alto de indígenas mortos”.

Conforme denunciou os indígenas, só em 2015 ocorreram 1.217 conflitos no campo, uma média de mais de três conflitos por dia. O resultado: mais de 50 camponeses, indígenas e quilombolas foram assassinados.

É contra essa chacina que a LPS convoca os movimentos, sindicatos e entidades a participar do ato no próximo dia 29 de junho. Participam da atividade a Luta Popular e Sindical (LPS) - Liga Operária - Associação Brasileira dos Advogados do Povo (Abrapo) - Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania - Liga dos Camponeses Pobres (LCP) - FETAEMG - SINTECT/MG - STICBH-MARRETA - SINDADOS/MG - SINTRACC - SINDBOR-MG - MEPR - MFP - Movimento Mundo do Trabalho Contra a Precarização.


Topo