• Entrar
logo

Revolução Russa: As Principais Etapas da História do Bolchevismo - I Parte

A construção do Partido Revolucionário na Rússia, o Partido Bolchevique, foi um acontecimento determinante para a depuração e formação de quadros que desempenharam papéis de conscientização política dentre os diversos segmentos sociais da época. Superando suas debilidades, que não eram poucas, através de um rigoroso espírito de luta e engajamento junto às massas, foram moldando e disciplinando sua militância nos enfrentamentos contra o czarismo e nas divergências internas, adquirindo as condições necessárias que levaram esse partido a dirigir as classes trabalhadora e camponesa russas na tomada do poder e implantação do Estado Operário soviético, entre os anos de 1917 e 1920. Polemizando com importantes “militantes” socialistas europeus, “ultraesquerdistas”, sobre como intervir no movimento de massas, nos parlamentos burgueses e nos sindicatos reacionários, Lenin, principal lider da Revolução, escreve seu livro “Esquerdismo, doença infantil do comunismo”, uma indispensável leitura que serve, sobretudo, de norte para todos os ativistas que pretendem levar adiante uma luta contra o capitalismo e em defesa da democracia operária, isto é: o controle operário dos meios de produção, o socialismo. A construção do Partido Revolucionário na Rússia, o Partido Bolchevique, foi um acontecimento determinante para a depuração e formação de quadros que desempenharam papéis de conscientização política dentre os diversos segmentos sociais da época. Superando suas debilidades, que não eram poucas, através de um rigoroso espírito de luta e engajamento junto às massas, foram moldando e disciplinando sua militância nos enfrentamentos contra o czarismo e nas divergências internas, adquirindo as condições necessárias que levaram esse partido a dirigir as classes trabalhadora e camponesa russas na tomada do poder e implantação do Estado Operário soviético, entre os anos de 1917 e 1920. Polemizando com importantes “militantes” socialistas europeus, “ultraesquerdistas”, sobre como intervir no movimento de massas, nos parlamentos burgueses e nos sindicatos reacionários, Lenin, principal lider da Revolução, escreve seu livro “Esquerdismo, doença infantil do comunismo”, uma indispensável leitura que serve, sobretudo, de norte para todos os ativistas que pretendem levar adiante uma luta contra o capitalismo e em defesa da democracia operária, isto é: o controle operário dos meios de produção, o socialismo.

A seguir, trechos do III capítulo do livro “Esquerdismo, doença infantil do comunismo”.


“Anos de preparação da revolução -1903/1905

Prenúncio de grande tempestade em toda parte, fermentação e preparativos em todas as classes. No estrangeiro, a imprensa dos emigrados expõe teoricamente todas as questões essenciais da revolução. Com uma luta encarniçada de concepções programáticas e táticas, os representantes das três classes fundamentais, das três correntes políticas principais - a liberal-burguesa, a democrático-pequeno-burguesa (encoberta pelos rótulos de 'social-democrática' e 'social-revolucionária') e a proletária revolucionária - prenunciam e preparam a futura luta aberta de classes. Todas as questões que motivaram a luta armada das massas em 1905/1907 e em 1917/1920 podem (e devem) ser encontradas, em forma embrionária, na imprensa daquela época. Naturalmente, entre essas três tendências principais existem todas as formações intermediárias, transitórias, híbridas que se queira. Em termos mais exatos: na luta entre os órgãos da imprensa, os partidos, as frações e os grupos vão se cristalizando as tendências ideológicas e políticas com caráter realmente de classe; cada uma das classes forja para si uma arma ideológica e política para as batalhas futuras.


Anos de revolução - 1905/1907

Todas as classes agem abertamente. Todas as concepções, programáticas e táticas são comprovadas através da ação das massas. Luta grevista sem precedentes no mundo inteiro por sua amplitude e dureza. Transformação da greve econômica em greve política e da greve política em insurreição. Comprovação prática das relações existentes entre o proletariado dirigente e os camponeses dirigidos, vacilantes e instáveis. Nascimento, no processo espontâneo da luta, da forma soviética de organização. As discussões de então sobre o papel dos Soviets são uma antecipação da grande luta de 1917/1920. A sucessão das formas de luta parlamentares e não parlamentares, da tática de boicote do parlamento e de participação no mesmo, e das formas legais e ilegais de luta, assim como suas relações recíprocas e as ligações existentes entre elas, distinguem-se por uma assombrosa riqueza de conteúdo. Do ponto de vista do aprendizado dos fundamentos da ciência política pelas massas e os chefes, pelas massas e os partidos - cada mês desse período equivale a um ano de desenvolvimento 'pacifico' e 'constitucional'. Sem o 'ensaio geral' de 1905, a vitória da Revolução de Outubro de 1917 teria sido impossível.


Anos de reação - 1907/1910

0 czarismo triunfou. Foram esmagados todos os partidos revolucionários e de oposição. Desânimo, desmoralização, cisões, dispersão, deserções, pornografia em vez de política. Fortalecimento da tendência para o idealismo filosófico, misticismo como disfarce de um estado de espírito contrarrevolucionário. Todavia, ao mesmo tempo, justamente essa grande derrota dá aos partidos revolucionários e à classe revolucionária uma verdadeira lição extremamente proveitosa, uma lição de dialética histórica, de compreensão, de destreza e arte na direção da luta política. Os amigos se manifestam na desgraça. Os exércitos derrotados passam por uma boa escola.

O czarismo vitorioso vê-se obrigado a destruir apressadamente os remanescentes do regime pré-burguês e patriarcal na Rússia. O desenvolvimento burguês do país progride com notável rapidez. As ilusões à margem e acima das classes, as ilusões sobre a possibilidade de evitar o capitalismo se dissipam. A luta de classes manifesta-se de modo absolutamente novo e com maior relevo.

Os partidos revolucionários têm de completar sua instrução. Aprenderam a desencadear a ofensiva. Agora têm que compreender que essa ciência deve ser completada pela ciência de saber recuar ordenadamente. É preciso compreender - e a classe revolucionária aprende a compreendê-la através de sua própria e amarga experiência - que não se pode triunfar sem saber atacar e empreender a retirada com ordem. De todos os partidos revolucionários e de oposição derrotados, foram os bolcheviques que recuaram com maior ordem, com menores perdas para seu 'exército', conservando melhor seu núcleo central, com cisões menos profundas e irreparáveis, menos desmoralização e com maior capacidade para reiniciar a ação de modo mais amplo, justo e vigoroso. E se os bolcheviques conseguiram tal resultado foi exclusivamente porque desmascararam impiedosamente e expulsaram os revolucionários de boca, obstinados em não compreender que é necessário recuar, que é preciso saber recuar, que é obrigatório aprender a atuar legalmente nos mais reacionários parlamentos e nas organizações sindicais, cooperativas, nas organizações de socorros mútuos e outras semelhantes, por mais reacionárias que sejam.


Anos de ascenso - 1910/1914

A princípio, o ascenso foi de uma lentidão incrível; em seguida, depois dos acontecimentos do Lena*, em 1912, verificou-se com rapidez um pouco maior. Vencendo dificuldades inauditas, os bolcheviques eliminaram os mencheviques, cujo papel como agentes da burguesia no movimento operário foi admiravelmente compreendido depois de 1905 por toda a burguesia e aos quais, por isso mesmo, ela apoiava de mil maneiras contra os bolcheviques. Estes nunca teriam conseguido eliminar os mencheviques, caso não houvessem aplicado uma tática justa, combinando o trabalho ilegal com a utilização obrigatória das 'possibilidades legais'. Na mais reacionária das Dumas, os bolcheviques conquistaram toda a bancada operária.

*Os acontecimentos do Lena de 1912: alusão ao metralhamento dos operários dos areais auríferos do Lena (Sibéria) em abril de 1912 pelas tropas czaristas.


Topo