• Entrar
logo

Os vampiros da Saúde

A maioria de nós já assistiu, pelo menos uma vez na vida, a um filme de terror com Vampiros.

Sim, Vampiros. Aqueles seres malignos que se escondem nas trevas, voam transformados em morcegos, detestam água benta, alho e estacas de madeira e só dormem em urnas funerárias. E, pior de tudo, sugam o sangue de suas vítimas até a morte.

Pois é, criaturas sinistras como estas existem. Existem e estão entre nós em sua forma mais vil, maléfica, cruel, egoísta, prejudicial e traiçoeira.

Estão travestidos de megaempresários, especuladores e parlamentares que tramam o sucateamento, a destruição e a privatização do nosso Sistema Único de Saúde, o SUS.

Esses verdadeiros monstros sanguessugas estão de olho grande nos lucros da “Indústria das Doenças” e não se importam nem um pouco com o bem estar e a saúde dos trabalhadores e da população, pensando somente em abocanhar essa lucrativa fatia do mercado que gera uma verdadeira fortuna, explorando o sofrimento daqueles que precisam cuidados médicos.

Fazem de tudo para desacreditar e acabar com o SUS, o nosso Sistema Único de Saúde, uma iniciativa do poder público reconhecida e elogiada internacionalmente por diversos países, autoridades e organizações de credibilidade no campo da medicina, saúde e bem estar social. Criado, a duras penas, para prestar e garantir serviços de saúde inclusivos, de qualidade e gratuitos para atender a toda população brasileira, independente de classe social, raça, orientação sexual ou opção político-partidária, em todo o território nacional, o SUS hoje é alvo de constantes críticas e ataques, principalmente, daqueles que planejam e esperam ganhar muito dinheiro às custas da sua destruição e, consequentemente, da privatização dos serviços por ele prestados.

Para isso, esses parasitas sem escrúpulo investem alto em campanhas mentirosas da mídia global que fazem questão de só mostrar o lado precário e deficitário dos hospitais e postos de saúde públicos, dando ênfase, somente, à falta de médicos, remédios, aparelhos e condições mínimas de atendimento. Atacam, de maneira desonesta e covarde, projetos como o “Mais Médicos” que garante para as populações das regiões mais afastadas e isoladas a presença de um médico (seja ele brasileiro, cubano ou até mesmo marciano, mas um médico) qualificado para atender às necessidades daqueles cidadãos que, como todos, tem direito a uma consulta ou tratamento de saúde digno. Boicotam a iniciativa da “Farmácia Popular” através da falta de repasse e desvio de verbas ou mesmo na retenção de medicamentos (que muitas vezes perdem a validade nos depósitos municipais e estaduais) para beneficiar os cartéis da indústria farmacêutica privada que movimenta bilhões de dólares por ano negligenciando os doentes sem o menor interesse em pesquisar e descobrir a cura para doenças e males que afligem a humanidade.

Fazem esses ataques diária e sistematicamente, deixando de noticiar, de maneira tendenciosa e maquiavélica, que o SUS é que garante as campanhas de vacinação pública e de caráter social como combate ao tabagismo, às drogas, ao alcoolismo, à depressão entre muitas outras.

Escondem, também, que os procedimentos especializados e altamente complexos como transplantes, tratamento de doenças raras e da AIDS são bancados exclusivamente pelo SUS, pois a iniciativa privada não tem interesse em investir nesses casos visto que tratamentos longos, caros e especializados não proporcionam lucro. Não informam que é o SUS, através da sua equipe de Zoonoses, que garante o controle de pragas e infestações como ratos, baratas, escorpiões, mosquitos (dengue, zica e chikungunya) e outras sendo que a iniciativa privada nem toca nesse assunto, pois não tem o mínimo interesse em cuidar dessas demandas essenciais.

Tudo isso sem falar no SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, nos Postos de Tratamento da Saúde Mental e Manicomial, nas Unidades de Pronto Socorro que fazem o atendimento de urgência a qualquer cidadão e nos diversos projetos de estudo e pesquisa para melhorar a saúde pública também sob a tutela do SUS, já que a iniciativa privada não se importa com iniciativas e projetos que visam beneficiar o cidadão comum.

Todo esse ataque da mídia e dos interessados na privatização tem por objetivo único sucatear e acabar com o SUS abrindo o mercado para que as grandes empresas de Planos de Saúde abusem ainda mais dos trabalhadores que, na falta de um Sistema de Saúde Público, serão obrigados a pagar bem mais caro por serviços de pior qualidade.

Alguém duvida disso? Acompanhe esse raciocínio: O SUS atende “usuários” enquanto os Planos de Saúde querem captar “clientes”. A meta é multiplicar os lucros abrindo mão da qualidade do atendimento, aumentando a demora e a burocracia e dificultando as coberturas e carências. E, se possível, sem nenhum controle do Estado.

Você sabe quanto custa um Plano de Saúde Privado? Com certeza cobram um valor que não cabe no orçamento do trabalhador e do cidadão comum brasileiro. Os Planos são cruéis e injustos cobrando mais caro das pessoas mais idosas e restringindo ao máximo as coberturas de doenças, procedimentos e medicamentos.


Querem obrigar a população a fazer um contrato com as multinacionais da exploração da saúde para que o Brasil se iguale a países como os EUA, onde não existe um Sistema de Saúde Público para a população pobre e onde o cidadão que não consegue pagar caro pelos tratamentos necessários, ou apela para caridade alheia ou morre por falta de atendimento. 

Nosso SUS tem suas falhas sim, não queremos negar, mas, mesmo com tais limitações, ainda é um dos melhores e mais bem cotados Sistemas de Saúde Públicos do Mundo, tendo como prioridade o atendimento gratuito e de qualidade à toda a população, em todo o território nacional.

É por tudo isso que devemos nos preparar e enfrentar esses verdadeiros “Vampiros da Saúde”, criaturas maléficas e sem responsabilidade social nem escrúpulos que querem, a todo e qualquer custo, sugar até a última gota do suor e do sangue dos cidadãos e trabalhadores brasileiros para saciar sua ganância por mais mordomias e lucros.

Conheça melhor a história e a atuação do nosso Sistema Público de Saúde. Defenda seus Médicos e Trabalhadores. Diga NÃO ao Desmonte e à Privatização do SUS.

E só para fechar essa resenha: dizem que o Golpista presidente ilegítimo é a cara do maior de todos os vampiros – o Conde Drácula, mas, para mim, esta figura mesquinha e ridícula não passa de um reles mordomo de filme trash de terror.


Topo