• Entrar
logo

Rock: um mecanismo revolucionário (parte IV)

O principal alvo das suspeitas do macarthismo foram funcionários públicos, trabalhadores da indústria do entretenimento, educadores e sindicalistas. Esse período contrário aos direitos civis perdurou até que a opinião pública se rebelasse e reconhecesse o macarthismo como um dos maiores ataques aos direito civis.

A juventude norte-americana queria muito mais do que o futuro programado daquela “paz” fruto da “guerra” fria instalada pelos interesses econômicos da venda de produtos bélicos.

Queria desfrutar daqueles dias com muito “ritmo” e aquele ritmo era o rock n’ roll que estava logo ali, nas periferias dos centros urbanos em que os negros – e brancos pobres – dançavam sem parar ao som do rock de Chuck Berry e Litte Richard.

Talvez seja essa uma das razões da alusão do rock ao diabo “negro”, em razão da forte influência do blues no rock e sua ameaça à estabilidade pós-guerra e “aproximação” do rock com os direitos civis e, por consequência com o rhythm and blues e música gospel ao ativista e pastor Martin Luther King, para contrapor ao “diabo negro” representado pelo rock n’ roll.

Não bastasse, Little Richard além de negro era homossexual e seu maior hitTutti Fruttiera a materialização de uma gíria, “fruity” que significava “agindo de modo gay”, clássico do rock n’roll cantado e reverenciado todos os dias pelos americanos e que se espalhou pelo mundo, independente da cor da pele ou tendência sexual do ouvinte. O desempenho de Litlle Richard era simplesmente transgressor fazendo com que: “o próprio Elvis parecia uma freira perto do Little Richard, com seu rítimo atropelador, cabelo armado num pampadour, rosto maquiado e dois farois de pura ameaça no lugar dos olhos. Os limites estavam traçados: até hoje não apareceu nada tão selvagemn ou brutal no picadeiro pop”, (Discoteca Básica, BIZZ 72) – transcrito da publicação BIZZ – clássicos do rock em cd – edição 92/93 – o guia definitivo – anos 50, pág. 7”.

Durante as décadas de 1950 e 1960, o rock se apresentava como mecanismo revolucinário para um mundo diferente, fundado em novos valores sociais. E é exatamente neste período pós 1955 que o rock começa a “embranquecer” com surgimento de astros como Bill Harley, Elvis Presley, Buddy Holly, Jerry Lee Lews, Carl Perkins e outros, alçando o rock a lugares até então inimagináveis na segunda metade da década de 1950. Seu declínio se deu no final dos anos 1950 no USA, por motivos diversos e seu ressurgimento na Inglaterra na (re)descoberta do blues americano, inspiração maior do rock n’ roll por jovens ingleses da periféria de centros urbanos e exportação da música feita por esses músicos para os USA nos anos de 1960, provocando nova revolução musical alcançando Irlanda, Jamaica, Canadá, Brasil e o resto do mundo, influenciando músicos como David Crosby, NeIl Yuong, Caetano Veloso, Gilberto Gil ....


Discografia –documentários - filmes :


Documentário: “The History of Rock n’ Roll / The Rock Explods” – 2004.

Filme “O acossado” ano 1960; direção de Jean Luc Godard;

Documentário: “uma noite em 67: o festival que mudou a música popular brasileira” – ano 2010 -; direção: Ricardo Calli e Renato Terra;


Artista: Byrds; álbum: Mr Tambourin man - 1965; gravadora: Columbia;

Artista: Byrds; álbum: - Younger Than Yesterday - 1967; gravadora: Columbia;

Artista: Bob Dylan; álbum: Highway ’61 Revisited – 1965 -; gravadora: CBS;

Artista: Bob Dylan; álbum: Blonde on Blonde – 1966 -; gravadora: CBS;

Artista: Leonard Cohen; állbum: Songs of Leonard Cohen. – 1968 -; gravadora: RCA;

Artista: Beatles; álbum: Revolver – 1966 -;gravadora: Capitol / EMI – Odeon -;

Artista: Beatles; álbum: Sgt. Pepper’s Lonely Club Band – 1967; gravadora: Capitol / EMI – Odeon -;

Artista: The Who; album: Tommy – 1969; gravadora Track / Polygram;

Artista: Litlle Richard; album: Here’s Litlle Richard – 1957; gravadora: Ace / Specialy;

Artistas: diversos: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Os Mutantes, Tom Zé, Capinam, Torquato Neto, Rogério Duprat -; álbum: Tropicália ou Panis Et Circencis – ano 1968 –Gravadora: RGE;

Artista: Gilberto Gil; álbum: Gilberto Gil – 1968 -; gravadora Philips Records;

Artista: Caetano Veloso; Álbum: Caetano Veloso – 1967 -; gravadora: Philips Records;

Artista: Jefferson Airplane; álbum: Volunteers – ano 1969; gravadora: RCA Records;

Artista: Jimmy Cliff; album: Wonderful World / Beautiful People – 1970; gravadora: Island Records.


BIBLIOGRAFIA:

“Clássicos do rock em CD – o guia definitivo; anuário Bizz” – edição 92/93 – editora azul;


Topo