• Entrar
logo

III ENCONTRO PARAIBANO DE MULHERES ECETISTAS

Nos dias 26 e 27 de março deste ano, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios da Paraíba, SINTECT-PB, realizou, em sua sede, a terceira edição do Encontro Paraibano de Mulheres Ecetistas. Com exposições de temas referentes às questões das mulheres trabalhadoras e sobre a atual conjuntura nacional e internacional, as trabalhadoras dos Correios vivenciaram um momento fundamental para o fortalecimento das suas lutas contra o machismo e em defesa dos seus direitos democráticos e trabalhistas.

No contexto das eleições no Brasil, foi debatida a importância da participação das mulheres na política. As conquistas burguesas, como o direito ao voto e à participação na política, fortaleceram as mulheres e devem ser valorizadas. É fundamental para as mulheres conquistar espaços, garantir candidaturas e cargos eletivos, fazer política e ter poder político. No entanto, nenhum poder dado a uma mulher burguesa vai diminuir a opressão sobre a mulher trabalhadora e, por isso, a luta classista, ao lado dos homens trabalhadores, é o passo necessário para a emancipação feminina. Nesse sentido, a iniciativa da Secretaria de Defesa do Direito da Mulher do SINTECT-PB, de realizar encontros para fortalecer a participação das mulheres na luta sindical, é um exemplo de como as organizações dos trabalhadores devem atuar para garantir as conquistas da classe trabalhadora em todo o seu conjunto, com igualdade entre os gêneros.

O Encontro também possibilitou a troca de experiências entre mulheres que enfrentam o machismo e a misoginia em seu cotidiano nos postos de trabalho, na sociedade e em casa. Elas puderam debater as raízes desse comportamento na sociedade patriarcal, que naturaliza a ideia de que o espaço da mulher é o doméstico, mesmo quando ela está no mercado de trabalho, e a necessidade de políticas públicas para o enfrentamento do mesmo.

O Encontro também assistiu a posse da nova diretoria do Sintect-PB, eleita no início do mês, cujas primeiras ações foi dobrar o número de mulheres integrantes da Secretaria da Mulher e promover esse importante evento com a participação de trabalhadoras ecetistas de várias regiões do estado.

Nas palavras da coordenadora do evento e diretora do SINTECT-PB, Cybelle Teotônio, “foi prazeroso saber que apesar dos ataques do Governo à nossa categoria, somos e seremos resistência a tudo que nos oprime, diminui e nos enfraquece.”


Topo