• Entrar
logo

Melhorar a renda dos trabalhadores: com o PT é possível

De acordo com o IBGE, em 2021, o salário médio mensal da população de Assis (SP) era de 2,4 salários-mínimos. Uma pesquisa local, recente, mostrou que a situação hoje não é diferente: mais de 80% de nossos trabalhadores têm remuneração que vai de menos de um até dois salários-mínimos. Além disso, o índice de desemprego é alto em nossa cidade: em 2021, a população ocupada (formais e informais) era de apenas 26,25%. Mesmo com a recuperação no pós-pandemia, essas taxas continuam preocupantes em nosso município, que, comparado a outros municípios do estado de São Paulo, estava na 645ª colocação, em 2021.

Esses dados revelam que nossa cidade precisa de políticas de geração de emprego e renda. É preciso melhorar, e muito, a situação econômica do nosso povo. 

No País, a partir das políticas implantadas pelo governo Lula, os resultados nesse sentido têm sido bons. A parcela dos trabalhadores com renda entre um e dois salários-mínimos, que era de 32,4% no primeiro trimestre de 2022, passou para 35,1%, no primeiro trimestre deste ano, enquanto quem tem rendimento mensal até um salário-mínimo, recuou de 35,5% para 31,7% nesse período. Ou seja, a renda aumentou para muitos. Também cresceu a participação dos trabalhadores com rendimento acima dos dois mínimos: era de 29,9%, no primeiro trimestre de 2022, e passou para 31,6%, no mesmo intervalo de 2024. Esses dados estão no levantamento, divulgado pelo jornal Valor Econômico, feito a partir dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do IBGE.

O que leva a esses bons resultados? Um mercado de trabalho aquecido, especialmente o setor formal, com aumento da renda, melhoria da composição educacional do pessoal ocupado e reajuste do salário-mínimo acima da inflação. Acordos coletivos de categorias de trabalhadores têm registrado reajustes superiores à variação dos índices de preços, e a inflação tem perdido força. Avaliando o País todo, existe uma tendência de aumento da massa salarial no Brasil a partir de 2023, que representa aumento de 10,6% no número de trabalhadores que recebem salários superiores a dois salários mínimos por mês. Além disso, diminuiu em 6,5% o percentual de trabalhadores com ganhos inferiores a um salário-mínimo. São 2,3 milhões a menos. 

Como fazer esses dados nacionais repercutirem em nossa cidade? A receita do governo Lula é saber articular combinação de democracia, respeito ao meio ambiente, estabilidade financeira e inclusão social. Nas eleições municipais, os partidos de esquerda e centro-esquerda, particularmente o PT, precisam alcançar bom desempenho eleitoral para fortalecer o projeto político do governo no Congresso Nacional, garantindo sua continuidade. Acima de tudo, é preciso criar um jeito de fazer política nas cidades com prioridade na participação popular nas tomadas de decisões: orçamento participativo e respeito aos que mais sofrem com o desemprego e a renda baixa.
 


Topo