O Movimento Br-381 Pública e Duplicada convoca a população mineira a ir às ruas, se mobilizar e exigir do governo que dê continuidade e conclua as obras semiparalisadas de duplicação da Br-381, além de lutar pela sua completa estatização.
Mais conhecida como “Rodovia da Morte”, a BR381, que liga os estados brasileiros do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo é uma rodovia federal de extrema importância para o País. Sua duplicação, um projeto aprovado pelo governo de Dilma Rousseff (PT), é uma das principais obras de infraestrutura rodoviária do Brasil. Tanto é assim que a ordem de serviço assinada em 2014, pela presidenta, para início da duplicação da BR-381 – no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares – previa investimentos na ordem de R$ 2,5 bilhões.
Do ponto de vista da economia mineira e do Brasil, a duplicação, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é “indispensável para facilitar o escoamento da produção e para o recebimento de insumos necessários pelas indústrias. É um importante elo entre as rodovias do Sudeste e do Nordeste do país, e eixo de ligação com importantes parques industriais, destacadamente no Vale do Aço e no Vale do Rio Doce. A duplicação da rodovia, além de possibilitar a redução do custo de transporte, irá impulsionar o desenvolvimento da região, uma vez que atrairá novos negócios para os municípios por onde passa, dinamizando a economia”.
Isso sem falar nos acidentes envolvendo o trecho. No ano passado, a BR-381 foi a que mais concentrou mortes em rodovias federias em Minas Gerais – foram 97 óbitos no trecho de Belo Horizonte a Governador Valadares (Norte). Com 309 Km, esse trecho apresenta um índice de mortalidade de 0,31 óbitos a cada mil metros.
Sem dúvidas, a duplicação da BR-381 deve figurar entre uma das prioridades do Governo Federal em termos de infraestrutura. A paralisia desta obra é mais um resultado da política golpista, de sabotagem do Brasil. Mas não só isso. É preciso organizar uma ampla campanha para exigir que essa seja uma rodovia pública, afinal de contas, a população já paga impostos caríssimos para ter tais serviços, a exemplo do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), criado para substituir a Taxa Rodoviária Única (TRU), que deveria ser utilizado para construir e melhorar as estradas brasileiras. Os trabalhadores não aguentam mais pagar pedágios. Chega de exploração. Infraestrutura é um direito.
Participe das manifestações: dia 25 de outubro
No dia 25 de outubro, das 6hs às 18hs, ocorrerá o primeiro Dia de Luta pela Br-381 Pública e Duplicada. Haverá manifestações, com barracas montadas em pelo menos quatro pontos:
1) próximo à Ponte do Rio das Velhas, no Radar, entre Sabará e Belo Horizonte;
2) na saída da João Monlevade, na rotatória;
3) na saída de Ipatinga, no sentido de Governador Valadares, próximo aos motéis;
4) em Governador Valadares, próximo ao entroncamento para Teófilo Otoni.
Essa deve ser uma das pautas de governo de Fernando Haddad (PT) - 13, que nesse momento é a única candidatura que se encontra no plano mais progressista, de combate ao golpe, em defesa da Constituinte e dos direitos básicos da população.
Participe dessa luta!