• Entrar
logo

Partido “Novo” planeja o fim da universidade gratuita

O Partido Novo, que de “novo” só tem o nome, tem, entre suas propostas, o fim da universidade pública gratuita. Um grande retrocesso para a população e para a juventude, que já não ingressam na faculdade graças à farsa do vestibular, um filtro criado para que os filhos dos grandes burgueses tenham acesso privilegiado a um ensino que deveria ser para todos.

Fundado em 12 de fevereiro de 2011, o Partido Novo tem um discurso político totalmente meritocrático e liberal. Nessa fantasia, afirma que aqueles que “fazem por merecer” devem ter mais direitos que os outros e o Estado deve intervir o mínimo possível. Isso em um cenário tão caótico quanto o brasileiro, em que não há o mínimo de igualdade de condições entre ricos e pobres. Ora, como pensar em mérito, em indivíduo, sendo que o abismo que separa as classes sociais é cada vez maior?

Prova disso são as declarações do ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, que também é coordenador econômico do pré-candidato à presidência do partido, João Amoêdo. Segundo Franco, não há motivos para que as universidades públicas não cobrem mensalidades, afirmando que quando houver a “Reforma do Ensino Superior” haverá muito gás lacrimogêneo. O ex-presidente do Banco Central defende que as universidades públicas estejam entre as áreas que o governo poderia buscar um corte de despesas, algo equivalente a 8,4% do Produto Interno Bruto (PIB), conforme indicado em estudo do Banco Mundial, órgão imperialista. Tal enxugamento dos gastos públicos seria para supostamente “controlar” o déficit em que o país se encontra. A proposta do Partido Novo para o ensino superior não tem nada de nova. Está completamente em confluência com a velha política de precarizar para privatizar a educação brasileira.

Nesse sentido, os grandes conglomerados privados imperialistas que atuam no setor da educação, como a Kroton, estão de olho na privatização do ensino público brasileiro. Afinal, com o fim da universidade pública, eles monopolizarão os estudantes em suas faculdades e conseguirão extrair ainda mais lucros. Após entregar a universidade pública à iniciativa privada, o próximo passo é que programas como Prouni e FIES sejam extintos, retirando o direito à educação “superior” de milhares de jovens que não têm condições de pagar uma faculdade particular e os transformando em trabalhadores com baixo nível de instrução para serem abusados e explorados ainda mais no modo de produção imperialista. É necessário, mais do que nunca, o entendimento que a educação não pode ser tratada como uma mercadoria. As universidades, assim como qualquer serviço básico, devem ser um direito para todos, não somente para os que podem pagar.

Notícias relacionandas


Topo