• Entrar
logo

Sindados-MG denuncia a privatização do SERPRO

O Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindados-MG), denunciou em nota publicada no dia 19 deste mês, a privatização do SERPRO.

O SERPRO é uma das maiores empresas de processamento de dados da América Latina, sendo líder no mercado de TI para o setor público do País. A empresa possui presença nacional, robusta infraestrutura tecnológica e ampla experiência com os grandes sistemas da Administração Pública Federal, sendo primordial para todo o setor estratégico nacional.

Confira abaixo a nota do Sindados-MG:

No último dia 12 de agosto, por solicitação da Receita Federal do Brasil, foram desligados 300 circuitos dedicados de dados, que atendiam as suas instalações em todo o Brasil.

Este serviço sempre foi fornecido pelo SERPRO, que prima pela segurança dos dados, alta disponibilidade dos serviços e o gerenciamento de configuração, desempenho, mudanças, problemas e incidentes do cliente.

Esta ação administrativa, no entendimento do SINDADOS-MG, pode comprometer a segurança e a disponibilidade do serviço destas localidades, uma vez que foram contratados circuitos ADSL’s ​(Assymetrical Digital Subscriber Line ou "Linha Digital Assimétrica para Assinante"), de operadoras de telecomunicações, em substituição aos do SERPRO. Como sabemos, seja por experiência própria em nossas residências ou por pesquisas realizadas por entidades especializadas, o atendimento às falhas por estas operadoras e a performance do serviço são questionáveis.

No ano passado, as operadoras de telecomunicações foram as recordistas de reclamações em todos os PROCONS do Brasil.

Além disto, este ato administrativo, que por vias tortas privatiza um serviço prestado por uma empresa pública, pode comprometer a capacidade econômica e a sobrevivência da prestação dos serviços de rede WAN e LAN, do SERPRO, uma vez que a Receita Federal do Brasil (RFB) é seu maior cliente.

A Empresa, inclusive, já sinalizou em reunião interna com os funcionários das áreas afetadas que serão necessárias medidas de redução de custo operacional e de pessoal. Alguém tem alguma dúvida de que estamos falando do FIM DA REDE SERPRO?

Assim como está acontecendo com a rede, cresce o burburinho de que os aposentados serão todos demitidos, aceitando sair no APA (demissão incentivada) ou não. No Rio de Janeiro, por exemplo, já tivemos recente demissão de anistiado. Os trabalhadores do SERPRO espalhados pela Receita Federal vivem, cada vez mais, um quadro de esvaziamento de suas atividades.

O SERPRO tem sido “estampado” em jornais como empresa pública a ser privatizada e o que está acontecendo com a rede já é um passo concreto nesta perspectiva.

Nunca, em nenhum tempo de sua existência, vimos o SERPRO tão ameaçado e, por consequência, a vida de cerca de 9 mil famílias. Este é o resultado do caos administrativo e político deste atual governo, que tem um projeto privatista e mostra clara que executará este projeto. Além do SERPRO, várias outras empresas estão na mira da privatização, como Correios, Petrobras, Banco do Brasil etc. O rol é enorme.

A pergunta que o Sindicato faz aos trabalhadores do SERPRO é: assistiremos passivos à destruição da nossa empresa enquanto empresa pública? Tudo bem acabar com a REDE? E as outras áreas, vão se “fingir de mortas” e esperar que nada aconteça com elas? Ou vamos pensar nosso plano de defesa do SERPRO, empresa pública grandiosa, maior na área de Tecnologia da Informação da América Latina, que presta serviço de qualidade para o povo brasileiro? Motivos é o que não faltam para lutar pela preservação desta estatal.

Nossos companheiros da REDE SERPRO vão silenciar diante da sua destruição ou constituirão o primeiro grupo de resistência para defender o SERPRO PÚBLICO, defendendo a continuidade da REDE SERPRO?

O SINDADOS-MG está atento aos fatos e se coloca à disposição dos trabalhadores para traçar o plano para enfrentar esta realidade da REDE SERPRO, que já está em andamento, e pensar caminhos para defender o SERPRO público, que continue prestando serviço de qualidade e preservando a segurança dos dados que se encontram armazenados nos servidores da empresa. Privatizar o SERPRO também é ameaçar a soberania nacional.

Devemos fazer uma reunião imediata e propomos que seja no Sindicato, ao final do expediente. Todos os interessados em debater este assunto serão bem-vindos. Sugerimos o dia 28/08, às 18h, para esta reunião, no auditório do Sindicato, à Rua David Campista, 150, Floresta. Esta será uma reunião de planejamento e de trabalho. Tragam dados. Vamos constituir nosso Comitê Regional de defesa do SERPRO, iniciando pela defesa da REDE SERPRO.

Fonte: Sindados-MG

Notícias relacionandas


Topo