• Entrar
logo

O Manifesto do Partido Comunista – 3ª Parte

Esta obra, que estamos apresentando por partes aos leitores do Gazeta Operária, é considerada por estudiosos e militantes marxistas o “livro de iniciação política do trabalhador”, que deve estar ao alcance em todos os momentos da vida de um ativista político socialista. Nestes 200 anos do nascimento de Karl Marx, o “Manifesto” deve ser lido, analisado, debatido e difundido pelas organizações marxistas no sentido de ampliar a compreensão dos jovens militantes comparando o período em que o Manifesto foi escrito e o atual, onde a crise do capitalismo está em profunda agonia.

“As forças produtivas disponíveis já não favorecem mais o desenvolvimento das relações burguesas de propriedade; ao contrário, tornaram-se poderosas demais para essas relações e passam a ser por elas travadas; e assim que vencem esse obstáculo, desarranjam toda a sociedade, põem em perigo a existência da propriedade burguesa.  As relações burguesas tornaram-se estreitas demais para conter a riqueza por elas mesmas criada. E de que modo a burguesia vence tais crises? De um lado, através da destruição forçada de uma massa de forças produtivas; de outro, através da conquista de novos mercados e da exploração mais intensa dos antigos. De que modo, portanto? Mediante a preparação de crises mais gerais e mais violentas e a diminuição dos meios de evita-las.

As armas de que se serviu a burguesia para abater o feudalismo voltam-se agora contra a própria burguesia.

Mas a burguesia não forjou apenas as armas que lhe trarão a morte; produziu também os homens que empunharão essas armas – os operários modernos, os proletários.

Na mesma proporção em que se desenvolve a burguesia, ou seja, o capital, desenvolve-se também o proletariado, a classe dos operários modernos, que vivem apenas na medida em que o seu trabalho aumente o capital. Tais operários, obrigados a se vender peça por peça, são uma mercadoria como qualquer outro artigo de comércio e estão, portanto, expostos a todas as vicissitudes da concorrência, a todas as flutuações do mercado.

O desenvolvimento da maquinaria e a divisão do trabalho levam o trabalho dos proletários a perder todo caráter independente e com isso qualquer atrativo para o operário (...)”.

Notícias relacionandas


Topo