• Entrar
logo

Frente Ampla pela Democracia e Contra o Fascismo protocola requerimento contra Bolsonaro

A Frente Ampla pela Democracia e Contra o Fascismo, por meio do deputado estadual Rogério Correia (PT/MG), protocolou nesta quarta-feira, 17 de outubro, junto ao Ministério Público Federal de Minas Gerais, uma representação contra o deputado federal, Jair Bolsonaro, por incitação e apologia ao crime. Conforme o documento entregue à Procuradora Eleitoral Regional Substituta, Isabela de Holanda Cavalcanti, a Frente pede que sejam tomadas as “medidas judiciais cabíveis que visem restabelecer o imediato cumprimento das normas legais e constitucionais referentes à garantia dos direitos de nossos cidadãos”.

Isso porque o deputado, que concorre à Presidência da República, “tem pronunciado discursos discriminatórios e de ódio. Essas opiniões e posicionamentos ganham maior dimensão, em razão de estarmos no curso de um processo eleitoral, para escolha do novo presidente da república (...). Inegável que as opiniões e a defesa de determinadas posições do candidato Jair Bolsonaro podem influenciar no comportamento daqueles que o escutam, levando-os à prática de atos de constrangimento e violência contra os que não concordam com os mesmos pontos de vista ou que apoiam outros candidatos”.

Não por acaso, o Brasil já registrou, apenas nos últimos dez dias, ao menos 60 ataques promovidos por eleitores de Bolsonaro. Entre eles está o assassinato do mestre de capoeira, dançarino e compositor, Romualdo Rosário da Costa, mais conhecido como mestre Moa do Katendê, morto com 12 facadas pelas costas; o caso da jornalista que foi esfaqueada e ameaçada de estupro; a transexual que teve uma suástica (símbolo nazista) marcada em sua pele com um estilete e a prisão e agressão da jovem que foi jogada nua em uma cela de delegacia.

O fascismo está avançando em todo o mundo. A candidatura de Jair Bolsonaro é a expressão cabal desta política na América Latina. Todos esses ataques são apenas uma leve demonstração do que está por vir, caso a extrema-direita obtenha êxito na sua investida. Apenas a organização da classe operária conseguirá barrar o fascismo. É preciso organizar os trabalhadores, fazer evoluir sua consciência de classes para o enfrentamento que viveremos no próximo período.

Leia o documento protocolado pela Frente Ampla pela Democracia e Contra o Fascismo

Notícias relacionandas


Topo