• Entrar
logo

Começa o XIII CONTECT: balanço do primeiro dia

O XIII CONTECT (Congresso Nacional dos Trabalhadores do Correios) da Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores do Correios) teve início no último dia 31 de maio. A atividade, que está ocorrendo em Brasília, reúne representantes dos sindicatos de todo o País. Dentre os temas mais importantes do evento, que encerrará no dia 2 de junho, está a organização da campanha salarial da categoria, a discussão e alterações estatutárias e a eleição da nova diretoria da Federação.
O primeiro dia começou com o credenciamento dos delegados, que irá se estender até às 17hs do dia 2 de junho. Em seguida foram convidados dois companheiros, Juan Palacios do sindicato dos Correios da Argentina (AATRAC), e George Florence, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Correios Canadense (CUPW), para falar sobre a situação dos Correios de seus países e a semelhança com os ataques sofridos pela ECT.
Por volta das 15h30, com algumas horas de atraso em relação à programação, foi formada a mesa de abertura. Todos os representantes de forças e partidos políticos que compõem a Fentect foram convidados para fazer fala – ampliando o tempo de cinco para 10 minutos para cada orador. A única organização convidada, em plenário, que não compareceu foi o Partido da Causa Operária (PCO), pois seu delegado (representante) não havia chegado até então.
Na sequência foi lido o Regimento interno, aprovado por unanimidade, e aberto para a entrega de recursos. Apenas dois recursos entraram em pauta, referentes às delegações de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e Maranhão, mas ambos perderam a votação.
Ao retornar do jantar, a mesa propôs, dado o adiantado da hora, que o ponto de conjuntura e defesa das teses fosse feito ao mesmo tempo, ampliando de 10 para 15 minutos o tempo de fala de cada debatedor. O PCO, que não inscreveu nenhuma tese em conformidade com o prazo estabelecido no Estatuto da Fentect, em seu típico deboche aos congressistas, tentou, em último minuto, inscrever uma nota de meia folha de papel enquanto “tese”, no que foi tripudiado pela esmagadora maioria do Congresso.
A tese da LPS (Luta Pelo Socialismo) foi defendida pelo companheiro Pedro Paulo, que fez um chamado à unidade na luta e chamou a atenção para a necessidade de formação teórica dos quadros que irão levar adiante a campanha salarial dos Correios e a luta contra a privatização da estatal, afinal, sem teoria revolucionária não há prática revolucionária.
Todas as teses que compuseram o Caderno de Teses do XIII Contect foram apresentadas e defendidas. Em seguida foram colocadas para a votação do plenário, onde foi escolhida a Tese Guia, que norteará o Congresso. A votação de seu da seguinte forma: 86 votos para a Articulação (PT); 12 votos para o MRL (Movimento de Resistência e Luta); 15 votos para a Intersindical; 35 votos para a Conlutas; 03 votos para a Resistência; 11 votos para a Unidos para Lutar; 12 votos para o MSB (Movimento Sindical de Base); 28 votos para a LPS (Luta Pelo Socialismo); 02 votos para o Combate e 08 votos para a Unidade Classista. Não houve abstenções manifestadas no plenário.
Terminada a votação, por volta das 00h20min, foi dado por encerrado o primeiro dia do XIII Congresso Nacional dos Trabalhadores do Correios.


Notícias relacionandas


Topo